TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS DA PISS POLÍTICA EM MOVIMENTOS SOCIAIS NO PASSADO E PRESENTE TEMPO

Trabalho acadêmico: DIFERENÇAS DA PISS POLÍTICA EM MOVIMENTOS SOCIAIS NO PASSADO E PRESENTE TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4.

2.1 MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL.....................................................4

2.2 JUSTIÇA SOCIAL NO BRASIL.............................................................................5

2.3 ASPECTOS IMPORTANTES EM RELAÇÃO AS MANIFESTAÇÕES POPULARES...............................................................................................................6

2.4 A DIFERENÇA DO CUNHO POLÍTICO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO PASSADO E ATUALMENTE.......................................................................................8

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O Brasil é um país rico em recursos naturais, entretanto injusto em relação ao que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população.

Atualmente percebe-se o quanto as manifestações populares cresceram no Brasil, pois os manifestantes, buscam seus direitos que não estão sendo praticados pelos governantes.

Dessa forma, fazendo uma retrospectiva histórica, podemos perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas. Em 1992, grandes manifestações ocorreram nas ruas do Brasil pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Frente as indicações de corrupção em seu governo, a juventude pedia a saída do presidente, que havia sido o primeiro eleito por voto direto após o fim da ditadura civil-militar. Esses jovens ficaram conhecidos como “Caras Pintadas”, pelo fato de pintarem em seus rostos pequenas faixas com as cores da bandeira do Brasil. Após forte pressão popular, Collor pediu a renúncia do cargo, assumindo em seu lugar o vice-presidente Itamar Franco.

Percebe-se, como o conceito de participação, inclusive em sua definição social, é solidário da problemática do poder, sob diferentes perspectivas políticas, mas sempre envolvendo uma ampliação ou restrição das necessidades individuais e coletivas dos que vivem às custas de seu próprio trabalho.

A participação popular visa compreender as diversas ações que diferentes forças sociais desenvolvem para influenciar a formulação, fiscalização e avaliação das políticas públicas e serviços básicos na área social (saúde, educação, habitação, transporte, saneamento básico, entre outros).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Manifestações Populares No Brasil

No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de várias cidades brasileiras. Tendo inicialmente como objetivo a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação.

Além desta situação existiram outras manifestações de rua na história do Brasil em diversos momentos.

Com isto, há alguns dias o Brasil vivenciou inúmeras manifestações sociais, as quais repercutiram em nível nacional. A princípio, imaginou-se que a finalidade destas era exclusivamente o aumento na tarifa do transporte coletivo urbano em algumas cidades brasileiras. Porém as manifestações ocorreram também pela deficiência dos serviços públicos e pela falta de ética na política.

Como apontam Ermínia Maricato e o Movimento Passe Livre (2013), as Manifestações tiveram início com os protestos organizados pelo Movimento Passe Livre da Cidade de São Paulo (MPL-SP) em reação ao aumento das tarifas de transporte público anunciado pela Prefeitura de São Paulo. Maricato e David Harvey vão além e compreendem que os protestos se inserem em uma discussão urbanística ainda mais ampla, referindo-se a uma questão urbana que engloba transporte público, a reforma undiária/imobiliária, ocupação no espaço urbano e, no plano filosófico e político, a própria elação dos homens com as cidades, havendo claro déficit de urbanismo democrático, nas diretrizes definidas pela Constituição de 1988.

Ocorre que as manifestações sociais atuais são uma realidade em nosso País e consequentemente todos os envolvidos, sejam eles os manifestantes ou as respectivas autoridades competentes, devem assumir o seu papel para o necessário.

2.2 Justiça Social no Brasil

Com o processo de democratização no Brasil, várias mudanças ocorreram nas relações entre Estado e Sociedade, que tiveram impacto diretamente sobre as políticas pensadas para a minimização das desigualdades sociais. Muito precisava ser feito pelo Estado para que se pudesse pensar em uma sociedade mais justa e com políticas mais próximas à sociedade. Entre os vários aspectos que passaram a ser repensados está a relação estabelecida entre o Estado e a sociedade na construção de políticas públicas, com a perspectiva da participação direta da sociedade nas decisões a serem tomadas sobre definição de políticas.

Tais ações expressam, simultaneamente, concepções particulares “da realidade social brasileira e propostas específicas para enfrentar os problemas da pobreza e exploração das classes trabalhadoras no Brasil” (Valla e Stotz 1989, p.6).

No sistema capitalista, o monopólio dos meios de produção estabelece uma distribuição primária da riqueza produzida que reproduz as condições de desigualdade, inclusive entre os próprios trabalhadores. A redistribuição de renda e a atenuação da desigualdade ocorrem apenas com a intervenção do estado, diretamente como agente econômico ou indiretamente mediante impostos e taxas.

2.3 Aspectos importantes em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com