TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epica

Pesquisas Acadêmicas: Epica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.

Instinto Inteligência concreta Inteligência abstrata

Inconsciente da finalidade

É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação Atos conscientes da finalidade

A ação é realizada por reflexos e instintos *Finalidade improvisada, pessoal, criativa. É planejado, tem-se uma ideia, é pensado antes de realizar a ação.

2. Faça um quadro comparativo das características da linguagem animal e da linguagem humana.

Linguagem animal Linguagem humana

Conhece somente o índice Conhece o símbolo e a índice

Não falam Falam

Usa a adaptação à situação concreta Intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida

3. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar urna banana.

R: A aranha tecendo a teia: (instinto) ela está inconsciente da finalidade do ato, ela realiza a ação através de reflexos e instintos. Chipanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana: (inteligência concreta) tem uma finalidade improvisada, para a ação ser feita, na primeira vez demora-se um tempo para ele conseguir estabelecer uma relação entre o caixote e a banana, ou então ele realiza o ato através de experiência vivida.

4. Comente: Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colméias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre de obras. Mas há algo em que o pior mestre de obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro (Karl Marx).

R: Ele compara o trabalho do homem com o trabalho do animal, o animal age por instintos cegos, ele não tem uma finalidade da própria ação, já o homem faz um planejamento para alcançar o objetivo (finalidade). Ele diz que o homem é pior que a abelha, mais pelo menos o homem é consciente de sua ação e a abelha não.

5. Comente: Sísifo, condenado, após a morte, a empurrar nos Infernos uma pedra até o alto de uma montanha, de onde ela torna a cair sem cessar, não trabalha, pois seu esforço não serve para nada.

R: . O que Sísifo faz não é trabalho porque ele estava apenas cumprindo um castigo, uma pena, não estava fazendo aquilo para alcançar um objetivo, não era para gerar nenhum resultado.

6. Explique o que significa: Pelo trabalho o homem se autoproduz.

R: Quando o homem trabalha ele acaba aprendendo mais, adquire técnicas novas para sua melhor sobrevivência e então consegue ter a habilidade para usar essas técnicas conforme o que acontece consigo.

7. Critique o uso da expressão nu natural.

R: O uso da expressão nu natural não é correto, pois o corpo humano em nossa concepção (socialmente) nunca é apresentado totalmente nu, o nu para nós não é nada natural. Quando uma pessoa nasce, logo em seguida ela já é envolta em panos, pois em nome de valores (sexuais, amorosos, estéticos) somos ensinados a ocultar nossa nudez. Quando se desnuda, isso também parte de um valor, pois acontece o contrário aos valores já estabelecidos ou então se propõe outros valores.

8. Procure informar-se sobre a história de Tarzan. Com base no que foi estudado neste texto sobre as meninas-lobo, explique por que essa lenda é inverossímil.

R: . A lenda do Tarzan como todos sabem, retrata quem são os civilizados e quem são os selvagens, porém com acontecimentos inverossímeis. A lenda conta que ele é uma criança criada por macacos e então vive a lei da selva e não conhece o mundo dos humanos. Depois de um tempo, ele vai à sociedade por causa de uma herança a ele atribuída e passa a agir como humano, mas se pensarmos na realidade não é possível sair repentinamente de uma forma de vida e ir para outra, como aconteceu na lenda, sem que haja uma humanização. Na verdade um ser humano só consegue se humanizar com outro, e não é o que acontece com ele. No caso das meninas-lobo sabemos que é real, pois elas foram humanizadas, e mesmo depois de muito tempo não sabiam muita coisa, então não seria possível o que ocorre na lenda do Tarzan

Leia o texto complementar e responda:

9. Explique o significado: O mundo do animal é um mundo sem conceito.

R : O mundo do animal é um mundo sem conceito, pois mesmo que eles realizam atos com extrema habilidade, não é porque querem atingir um objetivo e sim porque aquilo é um hábito típico da espécie. Os animais têm seus extintos cegos, eles realizam determinada atividade, porém, ignoram a finalidade da ação. Eles não levam em conta o sentido das coisas, não tem consciência da finalidade com que praticam as ações, por isso é um mundo sem conceito, porque eles não se importam com o que seja ou porque fazem aquilo, eles apenas fazem, pois isso é algo de seu instinto animal.

10. Como os autores relacionam tempo e linguagem?

R: . Eles relacionam que o tempo está relacionado com uma diversidade de situações e fluxos que se parecem idênticas. A linguagem é o animal que responde e não tem um eu, está fechado em si mesmo.

11. Qual é o significado das histórias que relatam as transformações de seres humanos em animais?

R: . As transformações das pessoas em animais é como um castigo que está encantado no corpo de um animal equivalente a uma condenação, já que os animais lembram uma tragédia ocorrida no passado.

12. Procure exemplos na literatura adulta e infantil (inclusive folclore) de histórias em que homens se transformam em animais ou vice-versa. Analise o significado.

R:. Na literatura infantil temos como exemplo a história do lobo-mau, três porquinhos e chapeuzinho vermelho. Na literatura adulta podemos citar a história do homem que ao ser mordido por um animal, transforma-se em lobisomem e então a cada ciclo lunar fica inconsciente e não age como um ser humano, passa a não saber o que está fazendo e só depois que volta a realidade (de ser humano normal) é que pode perceber o que fez e então sofre por motivo da maldição.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »