TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Brasileira

Dissertações: Estrutura E Organização Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Trabalho apresentando à Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira - EAD – Unidade Antonio Carlos da Faculdade Anhanguera

Profª. Me.: EAD: Mariciane Moraes Nunes

Prof ª EAD: Maria Clotilde Bastos

Profª. Tutora EAD: Camila Andriotti

INTRODUÇÃO

Ao preparar este trabalho contei com a ajuda de minha esposa que me auxiliou em cada passo para que o trabalho saísse como foi exigido, espero ter alcançado este objetivo. Decidir colocar nele as informações já encontradas dentro do roteiro do Desafio Profissional, para que as informações ficassem completas.

O texto está organizado da seguinte maneira: temos a capa e a contra capa, depois esta pequena introdução e em seguida as informações de cada passo e em seguida as estas informações temos cada passo do Desafio profissional, e por fim temos as considerações finais e a parte bibliográfica.

DESAFIO PROFISSIONAL

A Escola Municipal Saber Conviver possui um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo. Prestes a promover uma homenagem aos familiares dos alunos a coordenação pedagógica e professores precisam desenvolvê-la de acordo com a proposta curricular da escola. Seu desafio é colaborar neste projeto com intuito de promover a diversidade e o multiculturalismo, tal como defendido pela equipe escolar.

****

PASSO 1

Imagine que você faz parte da coordenação pedagógica da Escola Municipal Saber Conviver e precisa apresentar aos professores os principais aspectos relacionados a diversidade e ao multiculturalismo observados no Projeto Pedagógico Curricular da escola. Faça um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas. Apresente as informações conforme o esquema abaixo:

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/1996) O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra; Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira; O programa terá que incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Valorizam aspectos relacionados à pluralidade cultural, às identidades individuais e coletivas, à diversidade étnica e às abordagens subjetivas que precisam ser contempladas nos currículos.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicas Raciais e para o Ensino de História e Cultura e Afro-Brasileira e Africana Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas e Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Volume 1. A educação infantil é uma novidade da Constituição Federal de 1998. Aparece na LDB de 1996.

O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;

O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;

A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;

Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.

Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos

grau de deficiência e as potencialidades de cada criança;

Condições socioeconômicas e culturais da região;

PASSO 2

Os professores da Escola Municipal Saber Conviver relataram que em suas experiências profissionais nunca vivenciaram atividades que valorizassem a diversidade e o multiculturalismo em eventos relacionados a atividades envolvendo a comemoração do Dia dos Pais ou das Mães.

Realize uma pesquisa na internet e encontre uma comemoração escolar voltada para o Dia dos Pais ou das Mães realizada por uma instituição de ensino.

Analise criticamente o conteúdo encontrado e relate em um texto de até 20 linhas suas impressões em relação a observância a diversidade e ao multiculturalismo no evento que você indicar.

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES DA ESCOLA: CIRANDA CIRANDINHA.

DISPÓNIVEL:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com