TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnoncentrimo

Resenha: Etnoncentrimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o livro de Everaldo Rocha, Etnocentrismo são atitudes pela qual, um individuo ou um grupo social, julga outros indivíduos ou grupos, tendo como referencia seus próprios valores. Como se o “meu” grupo fosse o certo, e que “nós” somos o centro de tudo e que os “outros” devem pensar e sentir através da nossa definição do que é existência. O grupo de referencia, como no meu exemplo é o“meu grupo”, faz uma visão a única possível, a melhor e a mais certa. E o “outro grupo” fica tachado como anormal, engraçado, absurdo. Isso se dá num reforço de identidade do “meu grupo”, que se acha superior e melhor.

A cultura etnocêntrica é uma cultura que considera que seus valores são naturais, que seus valores são o certo. E acha que só existe uma forma certa de fazer as coisas que é do seu jeito. Ele tenta desenvolver essas idéias no primeiro capitulo da forma mais clara possível, falando que o etnocentrismo nasce do choque cultural, das comparações entre as culturas. Explica que o etnocentrismo surge no contexto da colonização da America, e usa como justificativa para muitas das atitudes formadas. Quando a civilização ocidental conheceu a outra cultura, conheceu de forma etnocêntrica.

Neste capitulo é abordado também às atitudes pessoais frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades, rotular pessoas e definir estereótipos a partir do confronto do cotidiano com a diferença. As idéias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os“velhos”, os “caretas”, os “vagabundos”, os gays e todos os demais “outros” com que se tem familiaridade, são uma espécie de “conhecimento” um “saber”, baseado em formulações ideológicas, que no fundo transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com