TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu Jeoasd

Resenha: Eu Jeoasd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

John Nash, matemático, professor e Prêmio Nobel de Economia, nasceu em 13 de junho de 1928 em Bluefield, West Virginia, nos Estados Unidos. É um matemático, doutorado pela Universidade de Princeton, que desenvolveu os seus trabalhos na área da Teoria dos Jogos, Geometria Diferencial e Equação de Derivadas Parciais.

Nash escreveu um livro autobibliográfico, que foi também retratado no filme “Uma Mente Brilhante” (“A Beautiful Mind”), que foi vencedor de 4 Óscares. Este matemático foi ainda galardoado com o Prémio Nobel de Ciências Económicas, em 1978 pelas suas descobertas quanto aos equilíbrios não cooperativos, agora designado de Equilíbrio de Nash, sendo que foi-lhe atribuído ainda o Leroy P. Steele Prize em 1999.

A teoria do pai da economia moderna, Adam Smith, poderá estar errada. Na competição, a ambição individual que servia o bem comum tornou-se numa falácia com a teoria do equilíbrio de jogos. Nash descobriu que se todos quiserem o mesmo objetivo, há o bloqueio dos jogadores e que a única forma de ganhar é querer o melhor para si mesmo e para o grupo.

O conceito de equilíbrio de Nash enquadra-se na denominada teoria dos jogos, apresentada na obra Theory of Games and Economic Behavior, apresentada por John von Neumann e Oskar Morgenstern em 1944. Esta teoria consiste numa abordagem matemática da questão da interação entre decisões de intervenientes num determinado jogo. As aplicações da teoria dos jogos a situações da Economia são várias, sendo a mais utilizada a que está associada à interação entre empresas que se encontrem em situação de oligopólio ou mais especificamente de duopólio. Um dos conceitos associados à teoria dos jogos é o de estratégia dominante, que corresponde à estratégia de um jogador que produz o melhor resultado, independentemente da estratégia escolhida pelo outro.

Nash descobriu a teoria em uma cena do filme que mostra ele em um “bar” com seus em que eles estão Explicação no filme:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com