TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos sobre a história da luta de classes

Abstract: Fatos sobre a história da luta de classes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Abstract  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

A história da sociedade se confunde até hoje com a história das lutas de classe. Lutas que, historicamente, sempre terminaram ou numa reestruturação revolucionária da Sociedade inteira ou no aniquilamento das classes em choque.

Ø A sociedade burguesa de nossos dias, que emergiu dos escombros do feudalismo, não eliminou os conflitos de classes.

Ø O que, porém, caracteriza a nossa sociedade burguesa é a simplificação dos antagonismos sociais. A sociedade toda vai se reduzindo paulatinamente a apenas dois grandes campos opostos, a duas grandes classes antagônicas: a burguesia e o proletariado.

Ø A burguesia de hoje é o resultado de um longo processo de desenvolvimento e de uma série de revoluções nos sistemas de produção e de troca.

Ø Não resta dúvida de que a burguesia, historicamente, desempenhou um papel proeminentemente revolucionário.

Ø A burguesia só pode existir se constantemente revolucionar os meios de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas, todas as relações sociais.

Ø A subversão contínua da produção, o constante abalo de todo o sistema social, a permanente agitação e insegurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes.

Ø A necessidades de expansão, constante do mercado impele a burguesia a estender-se por todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos em toda parte.

Ø As auto-suficiência nacionais e os conseqüentes isolamentos locais de antigamente desapareceram para dar lugar, por toda parte, a um intercâmbio e interdependência universais. É um fenômeno que abarca a produção tanto material quanto intelectual.

Ø Graças ao vertiginoso desenvolvimento dos meios de produção e às facilidades incríveis dos meios de comunicação, a burguesia consegue atrair irresistivelmente todas as nações, mesmo as mais atrasadas, para seu modelo de civilização.

Ø A burguesia elimina de forma cada vez mais crescente a disparidade da população, dos meios de produção e de propriedade. Criou aglomerados humanos, impôs a centralização de meios de produção e concentrou em mãos de poucos a propriedade.

Ø Com apenas um século de existência, a burguesia foi capaz de gerar forças produtivas mais variadas e potentes do que todas as gerações precedentes juntas em conjunto.

Ø Verificamos, pois, que os meios de produção e troca que são a base de sustentação da burguesia provieram do sistema feudal. Faz mais de dez anos que a história da indústria e do comércio outra não é senão a história das forças produtivas modernas a se rebelarem contra o atual sistema de produção e de propriedade que garantem a dominação da burguesia.

Ø As forças produtivas criadas não mais favorecem as condições da propriedade burguesia, muito pelo contrário, tornaram-se poderosos demais a ponto de se constituírem em sérios entraves a esse tipo de propriedade, pondo em risco a sociedade inteira e a existência da propriedade burguesa.

Ø A burguesia não só fabricou armas que representam sua morte, como produziu também os homens que manejarão essas armas - o operariado moderno - os proletários. E o proletariado se desenvolve em ritmo paralelo ao desenvolvimento da burguesia.

Ø O proletariado vai passando por diferentes fases de desenvolvimento. Desde que nasce começa sua luta contra a burguesia.

Ø Com o desenvolvimento da industria, o proletariado não cresce apenas em número; mas concentra-se em massas cada vez mais consideráveis, tomando assim, maior consciência de sua força.

Ø Conflitos individuais entre o operário e o burguês assumem cada vez mais o caráter de conflitos entre duas classes. Os operários, a partir daí, começam a se unir em sindicatos contra os burgueses; fundam associações permanentes para eventuais choques.

Ø Geralmente, os choques entre as classes da velha sociedade favorecem o desenvolvimento do proletariado, de diversas maneiras.

Ø Em conseqüência do desenvolvimento da indústria, setores inteiros da classe dominante são rebaixados para a situação de proletários, ao serem assim rebaixados, estes setores enriquecem o proletariado com valiosos dados que o ajudam a se esclarecer e evoluir. Hoje camadas da burguesia aliam-se ao proletariado, de modo particular, seus ideólogos, que lograram uma visão teórica mais completa do processo histórico como um todo.

Ø Entre todas as classes, só o proletariado pode ser considerado classe realmente revolucionária frente à burguesia.

Ø O próprio modo de viver do proletariado já anula as condições de vida da sociedade em declínio. De seu, nada tem a preservar; cabe-lhes apenas destruir toda a base e garantia da propriedade privada.

Ø Os comunistas constituem, praticamente, a fração mais decidida dos partidos operários de cada país, a fração que põe em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com