TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gilberto Freyre

Dissertações: Gilberto Freyre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  502 Visualizações

Gilberto Freyre

Nasceu em 1900 na cidade do Recife em Pernambuco, pertenceu a uma tradicional família de antigos senhores do engenho. Teve uma formação acadêmica completa, iniciou seus estudos no Brasil e a partir do final de 1910 prosseguiu com sua formação nos Estados Unidos. Na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, conheceu o antropólogo Franz Boas, sua principal influência intelectual. Estudou Artes, Letras e Ciências Sociais. É um dos autores brasileiros mais premiados, entre suas obras estão Casa-Grande e Senzala (1933), Sobrados e Mucambos (1936), Interpretação do Brasil (1947), Ordem e progresso (1957), O brasileiro entre outros hispanos (1975). Faleceu em 1897. Freyre começa o primeiro capitulo de Casa-grande e senzala, comentando sobre a organização econômica e civilmente da sociedade brasileira em 1532, isso se deu pela feição dos portugueses pelos trópicos.

Formou-se na America tropical uma sociedade agrária na estrutura, (ao contrario da que aconteceu com outras colônias espanholas naquele período), escravocrata na técnica de exploração econômica, hibrida de índio e mais tarde de negros na composição.

O autor destaca a predisposição do português para a colonização hibrida e escravocrata dos trópicos, explica-a em grande parte o seu passado étnico, ou antes, cultural de povo indefinido entre Europa e África. Com essa predisposição a sociedade portuguesa facilitou a mistura que originaria o Brasil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com