TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Godelier

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Texto 3 – Conceito de Formação Economica e Social: O exemplo dos Incas

Godelier visa definir a formação econômica e social característica do império do século XVI, às vésperas da conquista espanhola.

No seio das numerosas tribos que foram submetidas pelos incas em meados do século XV e integradas em seu império e economia , a produção repousava no funcionamento dos ayllu – comunidades locais onde residiam grupos de parentesco do tipo linhagem.

A propriedade do solo era comunitária e periodicamente era redistribuído entre famílias restritas. O trabalho também consistia numa ajuda recíproca dos aldeões no desempenho de diversas tarefas produtivas. O chefe da aldeia ( kuraka) era o primeiro beneficiário dessa ajuda mútua e as terras comuns eram cultivadas especialmente para a manutenção dos túmulos e divindades locais, assim como para manutenção dos chefes locais.

Predominava um modo de produção ligado a cooperação de produtores diretos ligados entre si por aquilo que Blas Valera chamou de “lei de fraternidade”, ou seja, obrigações recíprocas entre parentes e vizinhos.

“A desigualdade social existia entre chefes e povo, mas não era muito pronunciada. Ao caírem sob a dominação do Estado inca, estas comunidades ou pelo menos os grupos étnicos e tribais que se achavam organizados em comunidades deste tipo sofreram uma transformação profunda.” (GODELIER, p.16)

Uma parte de suas terras tornou-se domínio do Estado ou da Igreja e as comunidades perderam parte de seus antigos direitos comunitários sobre as terras que conservavam, pois o Estado reivindicava então um direito iminente sobre todas as terras do reino, um direito de controle das mesmas, o que abolia a autonomia tradicional das comunidades.

As terras apropriadas pelo Estado passaram a ser trabalhadas, a partir de então por conta do Estado e os camponeses foram submetidos a um regime de corvéia. “A corvéia não era individual: toda a aldeia dela participava através das famílias e o Estado inca fornecia o alimento e a bebida, do mesmo modo que assim procedia”(GODELIER, p. 17)

Surge aí um novo modo de produção, com relações de servidão e exploração econômicas diretas, características do “modo de produção asiático”.

Os laços tradicionais das tribos entre si e delas com seu solo se mostravam rompidos e se desenvolve um certo tipo de escravidão (yanacona), que criou uma nova camada social (yanas). Os yanas eram indivíduos apartados de sua comunidade de origem e ligados à pessoa de um senhor.

Com a conquista espanhola foi destruído o “modo de produção asiático”, que era dominante na formação econômica e social do império. As maiores terras foram encampadas pelos colonos espanhóis e as comunidades indígenas foram submetidas a um regime de exploração de novo tipo que repousava nos laços de dependência pessoal dos índios e suas comunidades com os espanhóis encarregados de cristianizá-los, além da dependência para com a Coroa da Espanha.

Privados de suas hierarquias sociais tradicionais, expropriados e empobrecidos, servos de senhores espanhóis com língua e cultura diferente, as comunidades indígenas desapareceram ou se fecharam em si mesmas.

Era visível que os mecanismos de competição e redistribuição da nova sociedade colonial correspondiam à ideologia católica. Pôs-se em prática o que se chama de “economia de prestígio”, com a luta por posições, por cargos municipais e religiosos da comunidade.

Fala-se de uma sociedade colonial gerada na época do capitalismo nascente. Essa apresentação esquemática das sociedades andinas do fim do século XV trazem à luz a existência e sucessão de duas formações econômicas e sociais: uma pré-colonial e outra baseada em um modo de produção depois da conquista espanhola.

A sucessão dessas formações econômicas é constatada por Godelier  não como uma evolução interna de tribos e comunidades e a conquista espanhola apenas viria modificar essa evolução.

“Na comunidade indígena anterior a inca, a produção repousava sobre a propriedade comum do solo e se revertia de uma forma comunitária fundada na cooperação de parente e (ou) de vizinhos. Tal cooperação exprimia, a um só tempo, uma necessidade de técnicas e a obrigação de ajuda mútua (entraide) que os laços de parentesco impunham aos indivíduos. Mesmo que já existisse uma profunda desigualdade entre as linhagens e que algumas delas dominassem outras e fornecessem chefes hereditários, o modo de produção resultava ainda no essencial, aquilo que Marx chamava “a associação imediata dos produtores” (...)”(GODELIER, p.20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com