TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grajaú

Trabalho Escolar: Grajaú. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD

DISCIPLINA: HISTÓRIA POLÍTICA E EDUCACIONAL BRASILEIRA

PROFESSORA: Dra. FRANCIMAR CARVALHO

TUTOR A DISTÂNCIA: DAVID GONÇALVES

TUTORA PRESENCIAL: MARIA LUCIMAR DO NASCIMENTO ALVARENGA

RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GRAJAÚ - MA

COMPONENTES:

EMANUELLA CÍNTHIA MONTE SAMPAIO

FERNANDA PEREIRA DE MORAIS

MARIA TACIANY DANTAS RODRIGUES

MAYKON LIMA DE SIQUEIRA

GRAJAÚ – MA

JUNHO/2012

AGRADECIMENTO

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, a professora e tutora Maria Lucimar do Nascimento Alvarenga pelo apoio e encorajamento contínuos na pesquisa, a professora da disciplina de História e Política Educacional Brasileira Dra. Francimar Carvalho, pelos conhecimentos transmitidos, o que facilitou com sucesso a conclusão do trabalho.

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................................. 04

2. Reconstrução da História da Educação em Grajaú-MA............................... 05/06/07

3. Considerações Finais......................................................................................... 07/08

4. Referências........................................................................................................... 09

1. INTRODUÇÃO

Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.

Durante o desenvolvimento do trabalho sobre a Reconstrução da História da Educação do município de Grajaú – MA, explicitamos os seus pontos positivos e negativos, que cooperaram para representar a atualidade da educação no município.

A educação passou por várias alterações, começando assim, pela educação infantil que nos anos 90 as crianças só aprendiam através do método da coordenação motora, o que dificultava o seu acesso ao ensino fundamental, pois, não possuíam instruções educacionais adequadas, sendo que, hoje ainda existem situações como estas acontecendo dentro do município.

Quando o Brasil será uma nação desenvolvida? A partir do momento que a educação for vista como condição essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem “Ação” não haverá mudanças nas estruturas sociais, econômicas e culturais do nosso país.

(Helerson Oliveira).

Portanto, o município de Grajaú – MA, obteve um enorme sucesso em relação ao Ensino Superior, a cidade dispõe das seguintes universidades: UFMA (Universidade Federal do Maranhão), UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), IFMA (Instituto Federal do Maranhão), UNIDERP e UNINTER, com diversos cursos de modalidade presencial ou à distância, e não podemos deixar de ressaltar que o sucesso do ensino superior deve-se à qualificação do professor que cresce periodicamente dentro do município, resultados alcançados pela grande demanda de jovens e adultos matriculados nos centros universitários da cidade. Porém, com todos esses resultados satisfatórios para nossa cidade, infelizmente ainda existem imperfeições que precisam ser aperfeiçoadas.

2. RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GRAJAÚ-MA

O trabalho sobre a Reconstrução da história da educação do município de Grajaú – MA, foi desencadeado através de pesquisa documental e eletrônica, onde relatam a história da Educação em Grajaú – MA, que desde o século XIX vem sofrendo grandes mudanças.

Em 1928, foi fundada a Escola Urbano Santos pertencente à rede estadual, dirigida pela professora Zeile Ferraz, considera umas das mais antigas escolas do município de Grajaú – MA. Em março de 1950, teve destaque o Ginásio Gomes de Sousa, fundado pelos Capuchinhos da Prelazia de São José, possuía o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, sendo o seu primeiro diretor Frei Estevão Maria de Fortaleza, que depois foi substituído por Frei Benjamim de Borno, substituição essa que ocorreu em março de 1954 a janeiro de 1970. O colégio tornou-se referência educacional devido seu ensino ser de alta qualidade, pois, ele possuía estudantes tanto do município como de outras localidades vizinhas e até mesmo da capital (São Luís).

Naquela época, os educadores não usufruíam muitos dos recursos didáticos, como, treinamento pedagógico, a maioria nem magistério possuíam e trabalhavam em apenas duas modalidades: primário e ginásio.

Nos dias atuais, o professor passou a ter acesso a diversos cursos de licenciatura e formação continuada, melhorando sua qualificação dentro da Educação Básica. Por isso, a cidade de Grajaú – MA para valorizar melhor seus educadores possui um plano de cargos e carreiras conforme a formação com incentivos financeiros.

Quanto ao currículo, em 1968 era composto pelas disciplinas de: português, matemática, educação moral e cívica, educação artística, ensino religioso e introdução a ciências no primário; as disciplinas de educação moral e cívica e introdução a ciências no primário receberam novos nomes no ginásio passaram a serem chamadas de história, geografia e ciências, também houve a inclusão de uma nova disciplina denominada Língua Inglesa, sua carga horária era de 720 horas/ aulas anuais. Em 1994, o currículo primário possuía as seguintes disciplinas: português, matemática, ciências, estudos sociais, educação artística, ensino religioso e educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com