TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Do Paraguai

Exames: Guerra Do Paraguai. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

Guerra do Paraguai

Maior conflito armado ocorrido na América do Sul, a Guerra do Paraguai ocorreu entre 1864 e 1870, de um lado o Brasil, a Argentina e o Uruguai, formando a Tríplice Aliança (Tratado assinado em 1º de maio de 1865) e de outro o Paraguai. A Argentina e o Brasil tinham antigas ambições territoriais na região do Rio do Prata. Pensavam aumentar seu território conquistando o Uruguai. O Brasil chegou a realizar duas intervenções no Uruguai uma em 1851 e outra em 1864. As forças militares do Império brasileiro em 1852 com apoio do Uruguai e de duas províncias argentinas, também invadiram a Argentina. Após esses conflitos a Argentina e o Uruguai passaram a ter governos aliados ao Brasil.

Até o século XIX o Paraguai era um país de economia desenvolvida e forte. Porém o Paraguai é um país continental, isto é , não tem saída para o mar. O governo do Paraguai Francisco Solano Lopez queria construir uma saída livre para o Oceano, via rios Paraguai, Paraná e Prata . Uma espécie de canal livre para o comércio exportador e importador dos países. O sonho do presidente do Paraguai choca-se com os interesses da Inglaterra, tradicional aliada do Brasil, Argentina e do Uruguai.

Com o desenvolvimento econômico do Paraguai, a economia inglesa corre o risco de ter diminuído o seu comércio na América do Sul, que é abastecida cada vez mais, pelos produtos do Paraguai.

A Inglaterra então apóia seus aliados o Brasil, Argentina e Uruguai para realizar uma guerra contra o Paraguai. Como isso aconteceu ?

Os habitantes que viviam na região de Mato Grosso no século XIX, dependia muito do Rio Paraguai, porque não havia estradas ligando a Província do resto do Brasil. Procurando um pretexto para a guerra, o Brasil enviou para Mato Grosso, o navio Marquês de Olinda, cheio de armas e de munições. Porém governo do Paraguai Solano considerou tal fato um ato de agressão e proibiu a navegação de navios brasileiros no Rio Paraguai. Em contra partida o Imperador D. Pedro II diante do ato de Solano considerou uma agressão ao Brasil e declarou guerra ao Paraguai.

Os conflitos na região começam pela disputa estratégica da região do Rio Prata. Solano ordena a invasão da província de Mato Grosso em dezembro de 1864, e a guerra está declarada .

A guerra contra o Paraguai teve três fases. No primeiro ano, as forças paraguaias venceram, em ações rápidas e fulminante vencendo facilmente o Forte de Coimbra e Dourados. Na Segunda etapa entre 1865 e1868 , os três aliados Brasil, Argentina e Uruguai conseguiram equilibrar as ações. Essa fase foi de lutas violentas, com vitórias e derrotas de lado a lado.

Nesta fase os aliados venceram a Batalha de Riachuelo em 11 de junho de 1865, a Batalha de Uruguaiana em 18 de setembro de 1865, e as tropas da Fortaleza de Tuiuti em 24 de maio de 1866. Porém em 03 de setembro de 1866 os aliados foram derrotados na Batalha de Curuzu pelas tropas de Solano.

A partir de 1867 depois dos aliados deixarem o Brasil quase sozinho na guerra Duque de Caxias foi nomeado Comandante-maior-da-guerra e assumiu o comando, e vence a 03 de novembro de 1867 Batalha de Humaitá. Depois de cercar a Fortaleza de Humaitá , Caxias tomou-a em 1868, abrindo caminho para a invasão a Assunção.

No ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com