TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Exames: Guerra Fria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Fim da Guerra Fria

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Jean Fellyppe

A disputa entre os Eua e a UrSS pela hegemonia mundial ficou conhecida como Guerra Fria - Um dos periodos mais tensos do século XX. As duas superpotencias forneciam armas convencionais a seus aliados , envolvidos em guerras locais, mas lançavam-se em uma corrida espacial e armamentista com armamento nuclear. A partir dos anos 1980, o mundo bipolarizado passou por uma serie de transformações. Durante decadas, A URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na industria espacial e de armamentos, em prejuizos de outros setores da economia

Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo no sovíetico e iniciou a abertura do sistema político e a reconstrução economica. Essas mudanças se alastaram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou grandes transformaçoes no cenario geopolitico mundial: fim da guerra fria, queda dos regimes pro-sovieticos da Europa Oriental formação da comunidade de Estados Independentes(CEI) - Que reunio quase todas as ex- republicas sovieticas e adotou o capitalismo como sistema economico. Atualmente poucos paises continuam a se proclamar socialistas, embora apresentem, especialmente no caso caso da China Popular mudanças caracteristicas do capitalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com