TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha

Artigo: Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais se conheceu o conflito separatista ocorrido entre 1835 e 1845 na então província de Rio Grande do Sur]], atingindo a região de Santa Catarina (República Juliana) ao sul do Brasil. Durante este período Rio Grande constituiu-se em uma república independente (República Riograndense) cujos presidentes fossem Bento Gonçalves dá Silva e Gomes Jardim.

Na época do período da regencia no Brasil]], o termo "farrapo" (harapo) era depreciativamente imputado aos liberais pelos conservadores (chimangos) e com o tempo adquiriu uma significação elogiosa, sendo adoptada com orgulho pelos revolucionários, de forma semelhante à que ocorreu com os sans culottes em épocas da Revolução Francesa.

Antecedentes e causas Arquivo:MuseuJulio10.jpg|thumb|190px|Bento Gonçalves, lienzo do século XIX. Museu Júlio de Castilhos, [[Porto Alegre[["

As causas remotas do conflito encontram-se em um plano secundário, económica e política, que a região do sul, em particular a Província de Sande Rio Grande do Sul, ocupava nos em que ocorreu durante a regencia de Diogo Feijo a frente do Império do Brasil, quando. Parte da região integrava em séculos anteriores a Banda Oriental do Uruguai, e teve importância por defesa dos limites territoriais entre Espanha e Portugal.

Política econômica

A diferença das províncias do sudeste e nordeste, cuja produção de géneros primários se dedicava ao mercado externo, a de Rio Grande do Sur]] produzia para o mercado interno, tendo como principais produtos o couro e charque. O charque (carne salgada), produzido nos saladeos era utilizado na alimentação da escravos africanos em especial das minas de ouro Província de Minas Gerais]] e as fazendas de café e açúcar na region do sudeste do Brasil. A região do sul, deste modo, encontrava-se dependente de um mercado interno e sofria a concorrência externa do vizinhos Uruguai e Províncias Unidas do Rio da Prata. O governo imperial brasileiro, para acercar-se a Uruguai, não lhe exigia impostos de importação.

Como causa imediata, o charque riograndense era tributado maisfortemente que o produzido na Argentina]] e Uruguai, perdendo assim competitividade no mercado interno.

Política exterior: Uruguai independente

[[Arquivo:MuseuJulio5.jpg|thumb|left|200px|Alegoria Farroupilha, século XIX. Museu Júlio de Castilhos, [[Porto Alegre[[" Deve-se considerar que Rio Grande do Sur, como região fronteiriça, estava militarizada desde o século XVIII. Pouco dantes do levantamento de 1835, tinha tido lugar a guerra com a Argentina pela posse da Província Cisplatina (hoje Uruguai), onde vários militares e caudillos riograndenses tiveram uma importante actuação militar, Bento Gonçalves dá Silva e Bento Manuel Ribeiro entre eles.

Ideais provenientes de movimentos republicanos europeus

O Partido Liberal no Brasil estava intimamente unido as logias masónicas com ideais de igualdade, liberdade e fraternidad. A sociedade secreta italiana carbonería e a Giovane Itália de Giuseppe Mazzini, a que pertencia Giuseppe Garibaldi difundiam os ideais republicanos em América do Sul.

Escravatura

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com