TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HALLOWEM

Resenha: HALLOWEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma festa típica da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá que acontece nos dias 31 de Outubro.

À noite, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas, e carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: bater de porta em porta, pedindo doces aos moradores (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces").

Inicialmente o Halloween não tinha nenhuma relação com as bruxas, na verdade era um festival do calendário celta da Irlanda, que era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro marcando o fim do verão, que era considerado como o ano novo para os celtas, para eles esta data era uma data sagrada.

O ápice da “festa” ocorria na noite entre 31 de outubro e 1º de novembro. Esta noite era chamada de Hallow Evening, transformando-se em Hallowe’en e finalmente Halloween.

A relação do Halloween com as bruxas ocorre na Idade Média em virtude das perseguições incitadas por líderes religiosos e políticos, conduzindo homens e mulheres, considerados curandeiros ou pagãos, a severos julgamentos pela Inquisição.

Os “proclamados” bruxos ou bruxas, em elevado sentido pejorativo e negativo, eram jogados na fogueira e queimados vivos.

Existia a lenda, que dizia que os espíritos dos mortos voltariam para assombrar os vivos. As pessoas tinham muito medo de serem possuídas por esses espíritos, e por isso todo dia 31 de outubro, eles se vestiam de bruxas e caveiras para assombrar os espíritos.

Hoje o Dia das Bruxas é comemorado por milhares de pessoas em todo mundo, não como uma data sagrada, mas como uma data divertida e diferente. http://www.ilhagrande.org/Halloween

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem do folclore irlandês. Uma vez um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.

No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.

Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com