TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hisotoria

Artigo: Hisotoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

lll- A Teoria psicanalitica de Sigmund Freud

A psicanalise de Freud deu uma forte contribuição para o desenvolvimento da psicologia, ao afirmar que para além do comportamento, há um inconsciente. Trata-se de um processo terapêutico das perturbações da personalidade e explica também a estrutura psíquica da vida mental e afetiva. Esta teoria é composta por duas grandes concepções:

Na primeira delas, Freud aborda o consciente, pré-consciente e o inconsciente. O consciente é tudo aquilo de que estamos cientes de que fizemos, tudo aquilo que nos lembramos, embarga uma pequena parte da mente e esta relacionado com o comportamento observável.

O pré-consciente é uma parte do inconsciente, porem facilmente tomamos consciência é uma aérea acessível onde esta guardada algumas lembranças que a qualquer momento podem ser recordadas, como por exemplo; as datas de aniversario, telefones entre outras coisas.

Mas o posto principal desta teoria é o inconsciente onde esta represado tudo aquilo que não temos conhecimento e que acaba por influenciar o nosso comportamento, são elementos de instintos não acessíveis a consciência e que de alguma forma foram reprimidos ou recalcados. É no inconsciente que reside as principais determinantes da personalidade, as fontes de energia psíquica, os impulsos ou instintos. Por instinto entende-se toda a força que incentiva as pessoas a ação e é composta por quatro elementos : uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto. O emergir da necessidade é a fonte, reduzir essa necessidade dando ao organismo a satisfação que deseja no momento, a finalidade e pressão entende-se a quantidade de energia utilizada para satisfazer o instinto, por fim o objeto é a procura para reduzir a tensão. Embora exista uma grande diversidade de instintos, Freud reduziu-os aos instintos básicos. Incluiu nestes duas forças opostas, a sexual e a agressiva. É através dos instintos que libertamos energia. Aquela que é aproveitada para os instintos da vida ou de, e se deu-se o nome de libido.

A outra grande teoria de Freud é aquela que define a personalidade e divide-se em três sistemas principais: Id, Ego e Superego. O id, isto é, os impulsos múltiplos da libido, dirigidos sempre para o prazer. O ego que se identifica à nossa consciência a parte que esta em contato com a realidade. O superego, que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e as proibições que nos são inculcadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanham de forma inconsciente a vida inteira. A influência que Freud foi útil para várias correntes da ciência, da arte e da filosofia. Além disso, vários conceitos desenvolvidos por Freud serviram a diversos ramos da psicologia e possibilitaram o avanço dessa ciência que é muito mais do que um simples complemento da psiquiatria, enquanto uma especialidade médica. Isto é, a psicologia não se limita a tratar de distúrbios, mas a tentar explicar os processos psíquicos do ser humano.

Vl- Teoria do condicionamento operante de Burrhus Frederick Skineer.

A teoria do condicionamento operante de Skinner vem propor uma analise ao comportamental do individuo, tal comportamento ocorre em determinadas condições que são controladas pelas consequências do cotidiano. skinner por diversas vezes foi confundido com Watson, que iniciou os estudos do comportamento humano, utilizando o homem como estudo cientifico, estudando apenas o que era observável. Skinner por sua vez parte do objetivo de Watson que é estudar cientificamente o homem, mais concebe um homem como um ser em constante construção, um ser único que não reage ao mundo mais age sobre o mundo o modificando e sendo por ele modificado. Um dos problemas reconhecível de Skinner foi que de inicio começou a estudar os ratos, muito inferior ao ser humano, mas ele tinha uma preocupação de fazer um estudo cientifico do homem e pra isso ele usou o raciocínio da analogia. Tentou verificar através do rato que principio esse ser poderia estar sensível, se isto poderia ser demonstrado ou de alguma forma parecida com as do homem. Seguindo essa tradição Skinner faz estudo de laboratório com os ratos, onde ele descobre o principio do reforça mento positivo.

Principais conceitos de B. Skinner:

Condicionamento operante: Condicionamento que opera.

Condicionamento respondente: É o comportamento involuntário (frio e calor)

Estimulo: Qualquer acontecimento externo a um organismo, susceptível de ser captado pelos seus receptores e de levar a uma reação.

Resposta: Unidade de comportamento sob controle de um ou mais estímulos.

Reforçamento: Qualquer acontecimento (estimulo) que segue uma resposta e aumenta a probabilidade dessa resposta ocorrer na mesma situação, temos:

Reforçamento positivo: Quando tal acontecimento comporta uma ocorrência agradável do sujeito.

Reforçamento negativo: Quando esse acontecimento envolve a remoção ou o afastamento de algo desagradável para o sujeito.

Punição: Ocorrência de um estimulo nocivo ou aversivo, após uma resposta.

Extinção: Processo de diminuição da frequência por ocorrência de uma resposta, por supressão do reforço que a mantem.

Conjunto geral; estimulo-resposta-reforçamentos, chama-se contingencia de reforço. Quando é possível identificar as contingencias de reforço pode se dizer que o comportamento esta sobcontrole de estímulos (que o antecedem ou sucedem). É possível modificar o comportamento dos indivíduos através da organização das contingencias de reforços, quando for para manter comportamentos ou elimina-los. Em qualquer dos casos é indispensável uma correta definição previa das contingencias de reforços. A aplicação de reforços podem ser: Continua, quando todas as respostas de um determinado tempo são reforçados e intermitente, quando apenas uma parte dessas respostas é reforçada.

V- Teoria Interacionista Lev Semenovitch Vygotsky

Lev Semenovich Vygotsky criador da teoria psicológica conhecida como, sócio interacionista. Nasceu em 1896 na cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com