TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Hip Hop

Trabalho Escolar: Historia Do Hip Hop. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  1.841 Visualizações

Página 1 de 5

História do Hip-Hop no Brasil

Hip-Hop é uma cultura que consiste em 4 subculturas ou subgrupos, baseadas na criatividade. Um dos primeiros grupos seria, e se não o mais importante da cultura Hip-Hop, por criar a base para toda a cultura,O DJing é o músico sem “instrumentos” ou o criador de sons para o RAP;O B.Boying (a dança B.Boy, Poppin, Lockin e Up-rockin) representando a dança;O MCing (com ou sem utilizar das técnicas de improviso) representa o canto;O Writing (escritores e/ou grafiteiros) representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray.

O Hip-Hop não pode ser consumido, tem que ser vivido (não comprando roupas caras, mais sim melhorando suas habilidades em um ou mais elementos dia a dia). É um estilo de vida.... Uma ideologia...uma cultura a ser seguida...

A "consciência" ou a "informação" na minha opinião não pode ser considerada como elemento da cultura, pois isso já vem inserido às culturas do DJing, B.BOYing, MCing e Escritor/WRITing (Graffiteiros), ou seja aos elementos da cultura Hip-Hop, mais é válido para a nova geração, dizendo se fazer parte da cultura Hip-Hop sem ao menos conhecer os criadores da cultura e suas reais intenções.

O HIP-HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande maioria) desconhecia este nome HIP HOP. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chamada BREAK DANCE.

Break era a dança do momento na época, que jamais deixou de ser um elemento importantíssimo e imprescindível para o crescimento do movimento no Brasil.Sendo assim: 1984, foi o ano oficial da chegada da Dança de Rua no Brasil e o surgimento dos B.Boyings, Poppings e Lockings.

Em 1984, jovens dançarinos tentaram ficar em frente à antiga loja do Mappin na escada do teatro municipal, depois de uns meses foram para a 24 de maio com Dom José de Barros, lá foram perseguidos pelos lojistas e agredidos pela polícia.depois migraram para a estação São Bento no metrô que era ainda dividida com Punks e Skatistas, lá acharam a TERRA PROMETIDA aos breakers: um lugar coberto com o chão liso e aos poucos aqueles dançarinos foram tomando conta do local e o numero deles se multiplicando. Caras como NELSON TRIUNFO – monumento vivo do HIP HOP, os irmãos LUIZINHO e JOÃO, THAÍDE, MC JACK foram os primeiros donos do pedaço. Dali também saiu a velha guarda das turmas (crews) de break nacional, as mais famosas foram: BACK SPIN, JABAQUARA BREAKERS, STREET WARIORS, NAÇÃO ZULU, FURIOUS BREAK, DRAGON BREAK, etc. a maioria dos nomes de equipes são em inglês devidos ao fato deles estarem sempre se espelhando nos jovens de fora do país que davam subsidio a criatividade da dança. Mas um cara fica como ícone: NELSON TRIUNFO que é atualmente uma das lendas vivas da dança negra brasileira, vem de antes de toda a historia do Break, pois já dançava Funk anteriormente. Nelsão como é conhecido entre os íntimos, montou no meio da década de 70 junto com NINO BROWN, o FUNK & CIA..

Em todos os lugares via-se pessoas com roupas coloridas, óculos escuros, tênis de botinha, luvas, bonés e um enorme rádio gravador mostrando os primeiros passos, do que se tornaria mais tarde uma cultura bem mais complexa.

Todos aqueles que tinham certa afinidade pela dança foram influenciados pelas cenas do filme Flash Dance, os vídeos clips de Lionel Ritchie, Malcom McLarem e outros. Sendo que não podemos deixar de mencionar em hipótese alguma que o Rei do Pop Michael Jackson, lançou para o mundo o famoso Back-slide, inventado pelo Grupo Electric Boogaloo, que muitos Poppers viram e utilizaram muito no Brasil.

O hip-hop na década de 80, contou também com as equipes de Som, estilo black music, como: Chic Show, Black Mad, Kaskata´s e Zimbabwe e algumas revistas.

Os primeiros talentos tupiniquins, Nelsão Black Soul ou Nelsão Triunfo dançando break, conhecido também como “homem árvore” e sua turma o “Funk Cia.”, que inclusive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com