TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Nos Dias Passados

Pesquisas Acadêmicas: Historia Nos Dias Passados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

F Questões obrigatórias para o dossiê

1. Por que se afirma que os portugueses tinham uma relação antiga com o mar?

R- No século XIII os portugueses tinha uma relação antiga com o mar a renda da população estava diretamente ligada ao mar,sua base econômica vinha do mar,se dava através da pesca e da extração do sal,através destas atividade surgiram o litoral português,onde passou a desenvolver o comercio na região.

2. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R- Através do comercio ocidental os europeus tiveram muito lucros durante o século XV,mas com a chegada de Constantinopla a comercialização de produtos que eram vendidos a preço alto pela Europa,passou a ficar bem difícil a partir devidos a esses fatos os portugueses começaram a estudar novos meios de chegar até as Indias (Brasil),para poderem participar do comercio.

3. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Como se deu o encontro dessas duas culturas? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo e outras publicações.

R-Quando chegaram ao Brasil o estrangeiros ficaram encantados coma abundancia encontradas nas terras brasileiras,chegando até mesmo a comparar com o paraíso,quando encontraram os índios ficou claro para os estrangeiros a grande diferença existente,o rei não recebeu boa noticia de imediato,pois fora falado ao rei que o povo encontrado era um povo de muita ingenuidade,eram mulheres de cor parda,e andavam pelados,não cobriam suas partes intimas.Naquele momento até então não se tinham descobertos as riquezas daquelas terras.

4. Fale sobre o trabalho escravo na América Portuguesa. Por que os navios negreiros também eram chamados de navios tumbeiros?

R- Os colonos optaram por escravizar os índios. Com o desenvolvimento do comércio açucareiro e com os problemas que os índios apresentou fuga,a não dar conta do trabalho e entre outros problemas, Os colonos optaram passaram a traficar escravos africanos para fazerem o trabalho,com essa mão de obra os problemas iriam desaparecer ,diminuir,com isso seria muito mais fácil controlar um povo que não conhecia a terra nem a língua onde estavam.No transporte desses escravo muitos morriam por causa dos maus tratos,e da falta da infra estrutura ficavam doentes,uns se recusavam a comer ao entrar em profunda depressão, com esses problemas morriam,por isso os navios eram conhecido como navios tumbeiros.

5. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R- A elite mineira ao defender o povo de uma idéia de liberdade,passou a defender o ouro no BRASIL dos portugueses que estavam passando por uma grave crise.Dentre os planos estavam,a Proclamação da Republica,a criação de uma universidade em Villa Rica,também tinham outras idéias bem relevantes para a época..Tiradentes eram uns dos cabeças desse planos,que logo foi morto a mando do governo que deixou o povo surpreendido com essa decisão,Tiradentes foi o único a ser morto,sua morte foi muito violenta,e sua exposição foi em praça publica para todos verem.No Brasil século XVII,havia a produção de açúcar,vindo a entrar em decadência por conta da produção Antilhas,essa situação juntamente com a descoberta do ouro em Minas fez com que o Nordeste sofresse uma grande retroação,fazendo com que a economia colonial fosse transferida para o Rio de Janeiro.Com isso o Nordeste passou a ser povoada em sua maioria por negros e mulatos.A partir disso a elite começou a cultivar uma idéia de rebelião contra tal situação,essa idéia se espalhou rapidamente entre os mais humildes,uma dessas idéia seria a proclamação da republica,a libertação dos escravos,a diminuição de impostos entre outros fatores relevantes.De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com