TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia TIM BRASIL

Monografias: Historia TIM BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 7

O resumo a seguir apresenta um breve histórico da Companhia:

Maio de 1998: O Governo Brasileiro transferiu para a Tele Celular Sul Participações S.A. a propriedade das companhias Telepar Celular S.A., Telesc Celular S.A. e CTMR Celular S.A., assim como transferiu para a Tele Nordeste Celular Participações S.A. a propriedade das companhias Telpe Celular S.A., Telepisa Celular S.A., Teleceará Celular S.A., Telern Celular S.A., Telpa Celular S.A. e Telasa Celular S.A.

Julho de 1998: O consórcio formado pela UGB Participações Ltda. ("UGB") e pela Bitel Participações S.A. ("Bitel") adquiriu do governo brasileiro, no processo de privatização da Telebrás, o controle da Tele Celular Sul e da Tele Nordeste Celular.

Setembro de 1998: As ações ordinárias e preferenciais da Tele Celular Sul começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa.

Novembro de 1998: Os ADRs da Companhia começaram a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York – NYSE.

Dezembro de 1998: A UGB vendeu sua participação acionária na Companhia para a Bitel Participações S.A.

Março de 1999: A venda mencionada anteriormente foi efetivamente aprovada pela Anatel e pelo órgão brasileiro antitruste ("CADE"), passando a Companhia a ser controlada pela Telecom Italia Mobile ("TIM"), empresa do Grupo Telecom Italia.

Abril de 2000: O ágio pago pela Bitel Participações S.A. para adquirir o controle da Tele Celular Sul é transferido para a própria Companhia.

Junho de 2000: O ágio mencionado anteriormente é transferido para as subsidiárias da Tele Celular Sul, com o objetivo de maximizar o ganho fiscal através da amortização do mesmo.

Janeiro de 2001: A TIM adquire licenças nas Bandas D e E de telefonia móvel celular, passando a ser o único grupo autorizado a oferecer os serviços para todo o país, operando com a mesma marca nas diversas regiões.

Setembro de 2002: A Companhia lançou a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication) ao iniciar suas operações comerciais nas áreas onde adquiriu licenças nas Bandas D e E.

Novembro de 2002: As Subsidiárias foram reestruturadas mediante a troca de ações da Telesc Celular e da CTMR Celular por ações da Telepar Celular, resultando em um aumento de capital da Telepar Celular, enquanto que a Telesc Celular e a CTMR Celular se tornaram subsidiárias integrais da Telepar Celular, em vez de subsidiárias diretas da Tele Celular Sul.

Dezembro de 2002: A Companhia converteu suas respectivas concessões para prestar serviços no regime de Serviço Móvel Celular ("SMC") em autorizações para prestar serviços no regime Serviço Móvel Pessoal ("SMP").

Julho de 2003: a Companhia lançou o Código de Seleção de Prestadora (CSP), através do qual o usuário passou a escolher a prestadora de serviço de longa distância. A escolha da prestadora para as ligações feitas a partir do celular faz parte das exigências do SMP.

Julho de 2003: a subsidiária Telepar Celular S.A. incorporou os acervos líquidos contábeis da Telesc Celular S.A. e CTMR Celular S.A. Adicionalmente, a Telepar Celular S.A. teve sua denominação social alterada para TIM Sul S.A. ("TIM Sul").

Agosto de 2003: A Companhia lança a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication) no seu mercado de atuação.

Setembro de 2003: A Bitel incorporou a TIM Brasil S.A. e passou a ser denominada Tim Brasil Serviços e Participações S.A.

Dezembro de 2003: A Companhia vendeu sua participação acionária na Blah! Sociedade Anônima de Serviços e Comércio.

Janeiro de 2004: a subsidiária Telpe Celular S.A. incorporou os acervos líquidos contábeis da Telasa Celular S.A., Telpa Celular S.A., Telern Celular S.A., Telecerará Celular S.A. e Telepisa Celular S.A.Adicionalmente, a Telpe Celular S.A teve sua denominação social alterada para TIM Nordeste Telecomunicações S.A. ("TIM Nordeste").

Agosto de 2004: Os acionistas da Tele Nordeste Celular (TND) e da Tele Celular Sul (TSU) aprovaram em Assembléia Geral a incorporação da TND pela TSU, deixando a incorporada de existir. Adicionalmente a Tele Celular Sul alterou sua denominação social para TIM Participações S.A.

Outubro de 2004: As ações da TIM Participações passaram a ser negociadas na Bovespa, com o nome de pregão TIM PART. S.A., permanecendo com os antigos códigos de negociação da Tele Celular Sul, ou seja, TCSL3 para as ações ordinárias e TCSL4 para as ações preferenciais.

Outubro de 2004: Os ADRs da TIM Participações passam a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), mantendo seu código TSU.

Maio de 2005: Aprovado a incorporação da totalidade das ações da TIM Sul e da TIM Nordeste pela TIM Participações.

Julho de 2005: As ações da TIM Sul e da TIM Nordeste deixaram de ser negociadas na Bovespa e na SOMA, respectivamente.

Agosto de 2005: A sede da TIM Participações é transferida para a cidade do Rio de Janeiro (RJ)

Dezembro de 2005: Deferido pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, cancelamento do registro de companhia aberta da TIM Nordeste Telecomunicações S.A. e TIM Sul S.A..

Janeiro de 2006: O Conselho de Administração da TIM Participações S.A. ("TIM Part") e TIM Celular S.A. ("TIM Cel") aprovaram a transação de reestruturação entre TIM Celular e TIM Participações, contemplando a incorporação de ações da TIM Cel na TIM Part. Após a conclusão da transação, a TIM Celular se tornará subsidiária integral da TIM Participações.

Março de 2006: foi aprovada, em Assembléia Geral Extraordinária, a incorporação da totalidade das ações de emissão da TIM Cel ao patrimônio da TIM Participações, nos termos do Protocolo e Justificação de Incorporação de Ações celebrado entre as Companhias em 31 de janeiro de 2006, convertendo-se a TIM Cel em subsidiária integral da TIM Participações.

Junho de 2006: Concluído o processo de incorporação da TIM Sul S.A pela TIM Celular S.A e da TIM Nordeste Telecomunicações S.A pela Maxitel S.A., que na mesma data alterou sua denominação social para TIM Nordeste S.A.

Maio de 2007: A TIM adquiriu licença de telefonia fixa nacional.

Setembro de 2007: A TIM adquiriu novos lotes de freqüência em 900 Mhz e 1,8 Ghz relativos às sobras de freqüência (SMP) através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com