TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobess

Exames: Hobess. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  3.450 Visualizações

Página 1 de 2

Dessa igualdade quanto à capacidade deriva a igualdade quanto à esperança de atingirmos nossos fins. Portanto, se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo que é impossível ela ser gozada por ambos, eles tornam-se inimigos.”

a) A que estágio o texto de Thomas Hobbes está se referindo em relação à vida dos homens?

b) O que seria o direito de natureza segundo Hobbes?

06 - John Locke (1632-1704) elaborou algumas teorias sobre filosofia política que permitem colocá-lo entre o grupo dos “contratualistas”, ainda que esta definição não seja sufi¬ciente para classificar corretamente estes filósofos. Leia o texto abaixo e, com base nele e em seus conhecimentos sobre a filosofia de John Locke, responda as questões que se seguem.

“A única maneira pela qual uma pessoa qualquer pode abdicar de sua liberdade natural e revestir-se dos elos da sociedade civil é concordando com outros homens em juntar-se e unir-se em uma comunidade, para viverem confortável, segura e pacificamente uns com outros, num gozo seguro de suas propriedades e com maior segurança contra aqueles que dela não fazem parte”.

Locke, Dois tratados sobre o governo. Tradução Julio Fischer. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 468.

Sobre o contratualismo de Locke, responda:

1. Qual é o instrumento que opera a passagem desse estado de natureza para o estado civil? Explique sua característica principal.

2. a) Essa passagem para o estado civil ocorre pela vontade dos mais fortes que obrigam os mais fracos, ou por livre consentimento de cada um para formar o corpo político?

b) Qual trecho do texto citado pode fundamentar sua resposta?

07 - Conforme seus conhecimentos sobre a obra do filósofo inglês John Locke (1632 – 1704) e as informações do texto abaixo, explique como ele concebe a passagem do estado de natureza para o estado civil.

“Para Locke, no estado natural cada um é juiz em causa própria; portanto, os riscos das paixões e da parcialidade são muito grandes e podem desestabilizar as relações entre os homens. Por isso, visando à segurança e a tranqüilidade necessárias ao gozo da propriedade, as pessoas consentem em instituir o corpo político. O ponto crucial do pensamento de Locke é que os direitos naturais dos homens não desaparecem em conseqüência desse consentimento, mas subsistem para limitar o poder do soberano.”

ARANHA, M. L. de A.; e MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

08 - Leia o trecho seguir.

“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder?”

LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o governo. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 264. Col. Os Pensadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com