TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Illuminatis

Trabalho acadêmico: Illuminatis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  6.985 Palavras (28 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 28

Nome: Eduardo Antonio Pereira Lima

Nome: Carlos Junio Furtado Gama

Nome: Leonardo da Cruz Régis

Nome: Johnatan Martins

Nome: Rodolfo Dutra

Nome: Lucas Pinheiro

Introdução

Neste trabalho trataremos especialmente de uma sociedade secreta chamada “Illuminati”,”surgida” na época do Iluminismo(1650-1800), que tem como principal objetivo a dominação política, econômica, religiosa e cultural mundial. Porém, também serão abordados outros assuntos relacionados a sociedades ou grupos secretos em diversos períodos da história da humanidade. A informação contida nesse trabalho é um conjunto de informações retiradas de livros especializados no assunto e sites da internet, podendo ser ou não verídicas, já que muitas vezes trataremos de teorias de conspiração.

(Introdução) O Iluminismo

Antes de tudo, devemos compreender o que foi o Iluminismo, movimento que deu ao homem o suporte para se organizar e realizar grandes feitos.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:

- Mercantilismo.

-Absolutismo monárquico.

- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.

Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:

- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.

- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.

- O predomínio da burguesia e seus ideais.

(Introdução) A Maçonaria e alguns dos principais filósofos ilumistas

A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil), bem como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.

O nome “maçonaria” provém do francês maçonnerie, que significa “construção”, “alvenaria”, “pedreira”,maçonaria por extensão significa associação de pedreiros

Maçonaria Primitiva

A Maçonaria Primitiva, ou "Pré-Maçonaria", é o período que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa.

Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outras buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria. A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores,13 é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.

Maçonaria Especulativa

A Maçonaria Especulativa Em 24 de junho de 1717, na Inglaterra, é que tem origem a Maçonaria atual e a partir dessa data, a Maçonaria começou a ser denominada de "Maçonaria Especulativa". Corresponde a segunda fase, que utiliza os moldes de organização dos maçons operativos juntamente com ingredientes fundamentais como o pensamento iluminista, ruptura com a Igreja Romana e a reconstrução física da cidade de Londres, berço da maçonaria regular.

Maçonaria e Religiao

A Maçonaria Universal, regular ou tradicional, é a que professa pela via sagrada, independentemente do seu credo religioso, trabalha na sua Loja sob a invocação do Grande Arquitecto do Universo, sobre os livros sagrados, o esquadro e o compasso

Assim, 'Grande Arquiteto do Universo' ou 'G.A.D.U.' é uma designação maçônica para uma força superior, planejadora de tudo o que existe. com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, espíritas e outros, por exemplo, se reúnam numa mesma loja maçônica.

Principais Iluministas Maçons (Que se tem conhecimeto)

Voltaire: Iniciado maçom no dia 7 de fevereiro de 1778, mesmo ano de sua morte, numa das cerimônias mais brilhantes da história da maçonaria mundial, a Loja Les Neuf Soeurs, Paris, inicia ao octogenário Voltaire, que ingressa no Templo apoiado no braço de Benjamin Franklin, embaixador dos EUA na França nessa data. A sessão foi dirigida pelo Venerável Mestre Lalande na presença de 250 irmãos. O venerável ancião, orgulho da Europa, foi revestido com o avental que pertenceu a Helvetius e que fora cedido, para a ocasião, pela sua viúva.

Montesquieu: entrou para a maçonaria e para a Academia Real. Neste período teve grande contato com a doutrina iluminista. Com a conclusão das viagens Montesquieu ficou recluso por dois anos, dedicando-se exclusivamente a escrever.

Maquês de Pombal: Não há muitas informações sobre a aderência do marquês de pombal á maçonaria, mas alguns autores acreditam que foi por volta de 1749.

(Introdução) Maçonaria – Illuminati

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com