TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminismo

Trabalho Universitário: Iluminismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO:

Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Também conhecido como Época das Luzes, foi o período de transformações na estrutura social, na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem.

Iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza, e também no próprio indivíduo, que podia descobri-lo por meio da razão.

Iluminismo é o nome que se dá à ideologia que foi sendo desenvolvida e incorporada pela burguesia, na Europa, a partir das lutas revolucionárias do final do século XVIII.

Iluminismo é uma doutrina filosófica e religiosa preconizada no século XVIII, baseada na existência de uma inspiração sobrenatural.

AS IDEIAS ILUMINISTAS

O século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na França. Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para eles (os iluministas) o homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação.

Para os iluministas a razão era importante para os estudos dos fenômenos naturais e sociais. De certa forma eles eram Deístas, ou seja, acreditavam em Deus, mas que este Deus agiria indiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.

Na natureza as pessoas seriam boas, os problemas, as desigualdades sociais foram colocadas e provocadas pelo próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa situação teria de mudar totalmente a sociedade. Para estabelecer a garantia dos direitos naturais da pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ILUMINISMO

Confiança na razão - O homem, ser racional, pode controlar seu destino, acabar com suas mazelas e transformar o mundo utilizando-se dela.

John Locke: desenvolveu uma teoria de governo limitado regido pela constituição, a qual considerava o Executivo como mero agente do Legislativo. Alegava a proteção da vida, da liberdade e da propriedade (privada). Sua teoria preocupava-se muito mais em proteger a liberdade individual do que promover a estabilidade e o progresso social.

PRINCIPAIS ILUMINISTAS E SUAS OBRAS

- René Descartes (1596-1650) era um pré-iluminista e teve obras como "Meditações metafísicas" e o "Discurso sobre o Método".

- John Locke (1623-1704) também pré-iluminista tem obras como "Segundo tratado sobre o Governo", "Carta a cerca da Tolerância" e "Ensaio acerca do entendimento humano"

- Montesquieu (1689-1755) já era iluminista e tinha obras como "o espírito das leis" e "cartas persas".

- Voltaire (1694-1778), também iluminista, escreveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com