TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigração Alemã

Projeto de pesquisa: Imigração Alemã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

INTRODUÇÃO

A Arte Africana é caracterizada com uma forte presença de esculturas, pinturas e mascaras, para a confecção estes são utilizadas diferentes matérias tais com: ouro, prata, bronze, ferro, madeira, argila, marfim, entre outros. A literatura, a música e as danças são outras formas de expressão artística deste povo, nestas podemos encontra um reflexo de sua história, mitos, crenças e filosofia. Pode-se encontrar inspiração desta, em grandes movimentos artísticos contemporâneos da América e Europa.

Esta chegou ao Brasil com a vinda dos negros, que foram trazidos pelos portugueses, para serem utilizados como mão-de-obra escrava, função que ocuparam da colônia ao império, tendo fim somente em 1888 com a assinatura da Lei Áurea,pela princesa Isabel. Elementos de origem africana fundiram a elementos de caráter indígena e português, ocorrendo uma miscigenação que nas tarde ficou conhecida como arte afro-brasileira.

Provavelmente e na dança e na música que encontramos maior influência africana na arte brasileira. Foi supostamente no Brasil que nasceu a capoeira, dança africana com a junção de arte marcial, que era utilizada pelos escravos como forma de defesa. O samba é principal ou a mais conhecida forma de dança com origem e grande influência africana.

Na arte visual contemporânea encontra-se uma fraca presença de negros brasileiros; no entanto encontra-se grande presença de negros no período barroca, “quando eram dominantes, Clarival do Prado Valadares, num texto de 1988, menciona que essa presença passou a traduzir-se, quase que exclusivamente no que se convencionou chamar de ‘arte primitiva’.” ,“em tempo algum os negros constituíram uma elite nas nossas artes como aconteceu na época do barroco.”

A arte afro-brasileira foi inicialmente desprezada e mantida na marginalidade, sendo valorizada somente no início do século XX a partir do movimento modernista onde esta ganhou a importância merecida.

Influência das Danças africanas na cultura brasileira

Contudo, as danças africanas chegaram ao Brasil através dos escravos, ainda no período do Brasil colonial. Suas principais características são: Sensualidade; ritmo; sincopado marcado no chão com os pés e também apresenta postura corporal inclinado, endulação da coluna; movimentos soltos e independentes da cabeça, ombro, braços e principalmente do quadril. Seus ritmos possibilitam improvisos, alem de aliviar tensões, proporcionar liberação de energia e contato com outros aspectos da cultura afro-brasileira.

“A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças e dramatizações, que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas e regiões, essa herança foi ganhando novos significados e expressões. Na sua origem, algumas delas eram realizadas para recordar ou relatar aos mais jovens, fatos históricos marcantes.”

Vários foram os ritmos trazidos pelos escravos africanos, um deles foi o Afoxé, que significa “dança da felicidade”. Esta dança era utilizada em muitas festas religiosas é uma mistura de cores e movimentos. Outro estilo foi o Maculelê, que era utilizado para comemorar uma colheita boa, foi muito utilizado no período colonial, foi também usada para forma de defesa.

O ritmo do samba, espalhado no Brasil, também teve origem na África. Os atuais estilos de samba se desenvolverão por difussão geográfica. Inicialmente, os escravos realizavam cerimônias sagradas, baseada nas suas tradições. No entanto, os movimentos mais modernos do samba envolveram misturas como reggae e o funk.

No Brasil, a dança africana mais conhecida é a capoeira, que no período colonial foi proibida, pois era considerada uma pratica violenta e subversiva. Para disfarçar a luta, os escravos introduziram suas danças e ritmos adaptando a luta.

Todos os ritmos africanos são utilizados em quase todos os acontecimentos da vida Africana como: nascimento, morte, plantio, colheita, agradecimento e em outros momentos. As danças podem até variar de região, mas a maioria tem características em comum.

Ao reforçar tradições e fundamentos da sua cultura, as danças tornavam-se um importante meio de autoafirmação do grupo familiar ou social. Outras danças, entretanto, nasceram como meio de expressão e diversão, relacionando ao corpo, emoções e atitudes das pessoas daquele grupo. Eram também uma forma de valorização diante do grupo ou de si mesmos.

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com