TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigrações Do Segundo Reinado

Trabalho Universitário: Imigrações Do Segundo Reinado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

Imigrações

do Segundo Reinado

 O que é Imigração e Emigração:

Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é à saída de indivíduos do país. Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre relacionados com as condições sociais dos locais nos quais se inserem a apresentam especificidades de acordo com estas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida.

 Sistema de Parceira:

Nesse tipo de acordo, o proprietário de terras pagava todas as despesas com a viagem e a acomodação dos empregados. Ao chegar aqui, o colono estrangeiro trabalhava até saldar suas dívidas e participava nos lucros obtidos na plantação.

 Imigração Subvencionada:

Facilitação ou concessão de auxílio em dinheiro para a compra de passagens de imigrantes e para a sua instalação inicial no país. A aprovada em 1871, logo após a Lei de Ventre Livre, foi, inicialmente, uma iniciativa de fazendeiros. No de correr do tempo, entretanto, a participação destes foi sendo transferida cada vez mais para os governos, provinciais e imperiais, até 1889, e posteriormente estaduais e federais.

 A Chegada de Imigrantes no Brasil no Segundo Reinado:

Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café. O café foi o principal produto brasileiro para a exportação, provocando um grande crescimento econômico como nunca havia aparecido no Brasil independente.

Na Américas, pela ordem, os Estados Unidos, a Argentina e o Brasil foram os principais países receptores de imigrantes.

Os espanhóis começaram a imigrar para o Brasil em razão dos problemas no país de origem e das possibilidades de trabalho que, bem ou mal, lhes eram oferecido. Muitos agricultores, proprietários de minifúndios, participaram da Galícia; outros vieram da Andaluzia, onde eram, principalmente, trabalhadores agrícolas.

A partir da década de 1870 a estrutura econômica brasileira passou por grandes mudanças, que refletiram nas relações sociais e politicas existentes.

A imigração europeia colaborou com a urbanização da sociedade brasileira, e junto com o assalariamento de mão-de-obra, levou ao aparecimento de um superficial mercado interno para bens de consumo popular no país que acabou levando ao aparecimento das primeiras unidades industriais no Brasil.

Os grupos de imigrantes que vieram para o Brasil foram os espanhóis, italianos, japoneses, judeus, portugueses, sírios, libaneses e alemães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com