TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incas

Seminário: Incas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Seminário  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

OS INCAS

A civilização inca é considerada uma das mais antigas e intrigantes, pois há muitos mistérios em torno dela. Desde a sua descoberta em 1911 pelo explorador americano Hiram Brigham, é sabido que esta civilização realizava observações astronômicas sistemáticas, observavam principalmente o Sol. Os incas construíram monumentos, templos e cidades enormes e misteriosas. Eles ocuparam a região, onde atualmente se localizam o Peru, Equador e norte do Chile, oeste da Bolívia e noroeste da Argentina. Eram homens de estatura baixa e pele morena, variando do moreno claro ao moreno escuro.

TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO

Eles desenvolveram uma arquitetura e engenharia avançadas, levando-os a dominar técnicas de construção espantosa, que ainda nos dias atuais, não sabemos como eles conseguiram tal conhecimento e/ ou efeito. As construções arquitetônicas dos incas, apesar de serem mais robusta, em relação a dos maias e astecas; tinham um aspecto diferente, eles faziam uso de pedra "granito branco", que era utilizado nas construções de templos, fortalezas, torres, palácios e prédios governamentais, que eram considerados construções sem muita importância.

O granito era arduamente esculpido pelos trabalhadores, que os esculpiam em diversos ângulos de até 40°, fazendo com as pedras esculpidas se encaixassem perfeitamente umas nas outras, sem a necessidade de uso de argamassa ou cimento, evitando que houvesse qualquer tipo de infiltração. As pedras tinham formato trapezoidal e chegavam a pesar até três toneladas. Esse formato das pedras tornava os edifícios resistentes aos abalos sísmicos, que são comuns na região. Porém, o mais intrigante, é imaginar como os incas conseguiram colocar essas enormes pedras, uma em cima da outra, e a uma altura demasiada; e sem auxílio dos modernos guindastes. É para se perguntar, será que eles tiveram a ajuda de alguém das estrelas?

ASTRONOMIA

Outro aspecto que chama atenção para esta civilização; é o fato de eles terem desenvolvido formas de observação dos astros, principalmente do Sol, considerado para eles, o Deus Supremo. A posição privilegiada de Machu Pichu permitiu a execução de profundos estudos científicos por isso a cidade era considerada um santuário. Machu Pichu possuía 200 edifícios, dentre eles destacam-se: o Observatório do Sol, e o templo das Três Janelas. No Observatório encontra-se o Intihuantana - lugar de pouso do Sol, pedra sagrada de cultos aos deuses e de cálculos meteorológicos, sobre a forma redonda do céu, que os auxiliva a prever a época certa da colheita.

Para a construção de determinadas cidades como Machu Pichu e Cuscus, os incas deveriam saber os pontos cardeais, e o exato nascer do Sol no equinócio. Mas como eles poderiam saber isso, se eles estavam cercados pela Cordilheira dos Andes e não tinham como tocar o horizonte. Talvez, eles fizessem uma leitura sistemática do céu!

Após séculos da parcial destruição espanhola, os mistérios incas ainda povoam as nossas mentes, principalmente a dos cientistas, pois além das técnicas de construção, eles desenvolveram noções de Geografia, Matemática - Geometria e Trigonometria. Infelizmente, muitos conhecimentos relacionados à Medicina, cultura, entre outros, foram perdidos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com