TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independencia Do Brasil

Trabalho Escolar: Independencia Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

A aula será ministrada no 1° ano do Ensino Médio com o tema Independência do Brasil.

A importância do estudo do tema está voltada para desmistificação do fato que a Independência ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, quando o príncipe D. Pedro, às margens do rio Ipiranga, gritou: “Independência ou morte!”, e a partir de então, o Brasil se separou de Portugal. Mas não foi bem assim, é importante que nesta aula seja revelado e muito bem assimilado pelos alunos O que realmente significa dizer que o Brasil ficou independente de Portugal?

O estudo do tema contribui significadamente para a formação do cidadão, uma vez que resgata as nossas raízes dando ênfase a nossa realidade nos dias de hoje, pois a Independência do Brasil nos beneficiou em muitas coisas, uma das principais é não sermos mais uma simples colônia mas sim um grande País.

Através do diálogo, questionar até que ponto os alunos sabem sobre o tema e deixar muito bem explicado que o significado da Independência vai além do grito do Ipiranga. Ser Independente significa que o Brasil deixou de ser colônia.

Quando era colônia o Brasil estava dominado pela Metrópole. Achava-se submetido ao monopólio colonial: só podia comerciar com a Metrópole e só podia produzir que ela determinasse.

O Brasil só passou a ser independente quando ganhou um governo próprio, quando conquistou a liberdades para comerciar com qualquer país.

É importante ressaltar que a Independência iniciou-se com a chegada da família Real no Brasil, com a mudança forçada da rota, que se dirigia ao Rio de Janeiro transformou por poucos dias Salvador ( primeira capital colonial) em sede do governo Português no Brasil. E atendendo às pressões inglesas assim chegara a Salvador, em janeiro de 1808, D. João decretou a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, consolidando mercados à Inglaterra, que com o bloqueio Continental napoleônico necessitava garantir mercados consumidores à crescente produção industrial.

Por outro lado os milhares de acompanhantes da monarquia em fuga transportam para o Brasil metade de todo o dinheiro circulante no Reino, havendo demanda crescente sem produção capaz de atender a mesma. Foi então, em 1808 que iniciou-se o processo da Independência do Brasil, concretizando-se com o grito no Riacho Ipiranga em 1822.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com