TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inicio Da Colonização

Artigo: Inicio Da Colonização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Inicio da colonização

-Especirias

O termo especiaria ou espécie (do latim species1 ), a partir dos séculos XIV e XV na Europa, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma ou sabor acentuados.2 Isto deve-se à presença de óleos essenciais. O seu uso distingue-as das ervas aromáticas, das quais são utilizadas principalmente as folhas.

Além de utilizadas na culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, as especiarias são utilizadas em farmácia, na preparação de óleos, unguentos, cosméticos, incensos e medicamentos. Historicamente, esses múltiplos usos deram lugar a disputas entre as corporações - notadamente entre os especieiros e os boticários.

-Pau Brasil

Definição

Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.

Características

Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.

Situação na época do descobrimento do Brasil

A presença de pau-brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve inicio a extração predatória do pau-brasil. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu. A madeira era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.

Situação atual

Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.

-Escambo

O escambo foi utilizado durante a colonização do Brasil, uma vez que os índios não conheciam qualquer forma de dinheiro.4

Na história do Brasil, o escambo tem papel importante na exploração da mão-de-obra indígena pelos colonizadores, por meio de trocas de objetos de pouco valor para estes, mas com grande apreço por parte dos índios. Por exemplo, o escambo de espelhos, escovas e colheres por trabalho.

Faz-se relevante recordar que o Escambo pode assumir distintos e diversos papéis,desde interesse monetário mercenário a método de doação(esta baseada na igualdadade e compreensão de ambos os lados, principalmente o necessitado,em fins de que este não torne-se minimizado social e economicamente;ao menos, sobre sua própria consciência).

-Feitarias

A feitoria é um entreposto comercial, construído com fortificações e instalado em regiões costeiras. Foram muito utilizadas pelos portugueses na era das navegações e da colonização brasileira, africana e asiática. As feitorias permitiam a centralização e o domínio do comércio por parte da metrópole.

Na prática eram utilizadas como mercado, armazém, alfândega e apoio; eram administradas pelo feitor , auxiliado por um escrivão. A origem da feitoria provém da Europa, em organizações de mercadores pertencentes a um reino-estado.

A organização dos mercadores tinha o objetivo de defender seus interesses comerciais e mercadorias que estivesse fora de suas fronteiras. A feitoria permitia a manutenção de relações diplomáticas e comerciais na região na região em que estava fortificada.

Depois do descobrimento do Brasil, as feitorias eram consideradas postos avançados da Coroa Portuguesa, representavam os interesses comerciais, políticos e militares. Eram referidas como Feitoria da Fazenda Real.

Nas colônias portuguesas africanas e asiáticas , além de assumirem as funções acima, também serviam de base militar para a expansão territorial. No Brasil, assumiam a guarda do pau-brasil, da fauna, da cana-de-açúcar e como ponto de defesa contra navegadores franceses.

Em 1534,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com