TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integralismo

Projeto de pesquisa: Integralismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ecoporanga”

Integralismo

Ecoporanga/ES

2014

Carlos Cardoso, July Daniela, Amanda Silva, Geovane Florentino e Daidier Ramos.

Integralismo

Ecoporanga/ES

2014

Sumário

1. Introdução....................................................................................................4

2. O Integralismo em Portugal.........................................................................5

3. O Integralismo no Brasil...............................................................................5

4. As ideias integralistas..................................................................................6

5. Conclusão....................................................................................................7

6. Referências..................................................................................................8

1. Introdução

Integralismo é uma doutrina política de inspiração tradicionalista, ultraconservadora, inspirada na Doutrina Social da Igreja Católica, teorizada por Charles Maurras nos inícios do século XX.

Essa ideologia se expressa principalmente em círculos monárquicos. Inicialmente promovida pela Action Française seguindo depois a sua natural internacionalização, nomeadamente, com algumas diferenças entre si, através da Ação Integralista Brasileira e do Integralismo Lusitano entre outros.

Entre vários aspectos defende o princípio de que uma sociedade só pode funcionar com ordem e paz, no respeito das hierarquias sociais, fundamentando-se para isso nas aptidões e nos méritos pessoais demonstrados (em oposição às doutrinas igualitárias saídas da Revolução Francesa, como o comunismo e anarquismo), e na harmonia e união social. 

2. O integralismo em Portugal

O Integralismo, no caso lusitano, defendeu a monarquia, a liberdade sindical e corporativa, e a livre competição entre grupos econômicos e empresas. A doutrina económica não era, porém a política liberal partidocrática, defendendo antes o organicismo e o municipalismo. O integralismo opôs-se à luta de classes e às greves, sendo também contrário aos sindicatos estatais como os da Itália fascista da década de 1930. Como forma de resolver os conflitos laborais, defendia o recurso aos Tribunais de Trabalho.

Em Portugal, os críticos e adversários, como Raul Proença e Carlos Ferrão, associaram as ideias integralistas às da "Ação Francesa" de Charles Maurras. As ideias maurrasianas influenciaram muitos políticos na época, como por exemplo, António de Oliveira Salazar, fundador do Estado Novo.

Os integralistas lusos, mais tarde, demarcaram-se do "maurrasianismo" e do "salazarismo", a quem inclusivamente este último combateram, sofrendo alguns deles a deportação e a prisão.Com origem em Portugal, o Integralismo chegou ao Brasil na primeira metade do século XX defendendo uma política tradicionalista que tem em suas bases a defesa de uma sociedade estruturada a partir da religião e da família. O intuito de se formar homens íntegros guiou os pensamentos dessa doutrina de direita.

No início do século XX surgiu em Portugal uma doutrina que acreditava que a sociedade só poderia funcionar com ordem e paz, respeitando uma hierarquia social e havendo harmonia social. Tal pensamento foi inspirado na Doutrina Social da Igreja Católica, carregando elementos fascistas de cunho ultraconservadores.

3. O integralismo no Brasil

Nos anos 30, surgiu também um Integralismo Brasileiro. Diferentemente do seu inspirador francês e português, este era republicano - embora tenha sido também predominantemente inspirado pela Doutrina Social da Igreja Católica, conforme orientação do Chefe do movimento Plínio Salgado e, portanto, em alguns aspectos diversos do estatismo modernista do fascismo.

No Brasil, o integralismo teve forte influência durante o longo período em que Getúlio Vargas esteve pela primeira vez no poder (1930-1945) e inicialmente deu sustentação e ele. Vargas, porém, não se revelou o que os Integralistas esperavam. Tentaram um golpe em 10 de maio 1938, o Levante integralista, mas fracassaram, e diversas lideranças integralistas acabaram presas, assassinadas ou exiladas.

O movimento também teve grande participação na derrota da Intentona Comunista. Luiz Carlos Prestes encontrou dificuldades para seu "golpe de estado", também levando em conta que os integralistas foram ativamente contra seu movimento e o enfrentaram, através de ampla contrapropaganda, ou mesmo em combate, comandando milícias paramilitares em diversas oportunidades.

Cerca de 80% da marinha do Brasil era adepta à filosofia de Plínio Salgado, porém, durante o "golpe"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com