TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Irmãos Naves

Ensaios: Irmãos Naves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Miriã Batista Costa DR2A

Resumo Caso Irmãos Naves

O caso dos irmãos Naves acontece no período ditatorial conhecido como Estado Novo. Reconhecido como o maior erro jurídico do país, reflete a ineficiência e a barbaria do método de interrogatório baseado em tortura e a falência do processo de busca por justiça, quando não respeitado os tramites processais e ignorada a não materialização do crime apenas se atendo a prova-mãe (confissão) que neste caso vinha acompanhada de incertezas de sua legitimidade.

O desaparecimento de Benedito Pereira Caetano e o inicio de inquérito policial sem resultados, culmina na convocação do delegado militar Francisco Vieira dos Santos para assumir o caso e conseguir resultados. O delegado Francisco ao encontrar um inquérito iniciado a pedido dos próprios irmãos Naves em virtude do desaparecimento de seu primo com a quantia 90 contos de reis, inquere novas testemunha dentre elas José Prontidão que afirma ter visto e trabalhado com Benedito em Uberlândia após seu desaparecimento. Ouve o testemunho da mãe e das esposas dos irmãos que afirmam que na noite anterior ao sumiço de Benedito os irmãos se encontravam cada um em sua respectiva casa, e também Orcalino da Costa que sugeriu que os irmãos Naves estariam envolvidos no sumiço de Benedito.

Foram presos os irmãos Naves e José Prontidão, e submetidos a torturas para induzir as confissões de culpa dos irmãos Naves, que não foram obtidas no primeiro momento, e a mudança do testemunho de José Prontidão que afirmou que havia feito o primeiro relato mediante promessa de pagamento posterior pelos irmãos. O delegado consegue com essa mudança a acusação de crime contra os irmãos Naves.

Com a resistência dos irmãos Naves a confissão, ocorre a prisão, tortura e estupro da mãe dos acusados. Quando essa é solta busca o advogado Dr. João Alamy Filho que assume o caso em defesa dos irmãos Naves.

O primeiro habeas corpus em janeiro de 1938 relata a prisão ilegal dos irmãos, esse foi um dos vários recursos legais que foram negados ou ignorados na tentativa de obter a liberdade dos irmãos. Novas testemunhas apareceram e testemunhas anteriores mudaram suas versões. Enquanto formava-se e decorria o caso, os irmãos como sua família (mãe, esposa e filhos) foram vitimas de tortura. Mesmo sem corpo ou dinheiro o caso é levado a julgamento.

Levado o caso a júri em 1938 os réus se defenderam e revelaram que haviam confessado sob tortura e que só o fizeram para que essa acabasse. Foram inocentados, mas a promotoria interpôs recurso, pois o júri não era unanime. No novo julgamento em março 1939 foram novamente inocentados e em julho daquele ano o júri foi contestado pelo Ministério Publico por novamente não ter decisão unanime. O Tribunal de Justiça altera o veredicto sendo possível porque de acordo com a constituição de 1937 o júri não tinha soberania, condenando os irmãos a cumprirem 25 anos e 6 meses de reclusão.

Em 1940 é negada a revisão criminal mais ha uma diminuição da pena. Em 1946 consegue-se o livramento condicional e os irmãos ganham a liberdade. Joaquim morre em 1948 em um asilo da cidade de Araguari.

Em 24 de julho de 1952 o caso foi esclarecido já que Benedito foi visto por José Prontidão na fazenda de seus pais em Nova Ponte. Provada sua inocência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com