TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KING vela

Resenha: KING vela. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

O REI DA VELA

O Rei da Vela é um dos principais textos dramatúrgicos do escritor Oswald de Andrade, ícone do Movimento Modernista, desencadeado em 1922 na cidade de São Paulo. Ela foi criada pelo autor em 1933 e lançada apenas em 1937. Levada aos palcos, esta peça é encenada em 3 atos.

Foram necessários 30 anos para que O Rei da Vela fosse finalmente representado em terras paulistas. A façanha coube ao Grupo Oficina, sob a batuta do diretor José Celso Martinez Correa. Com certeza sua passagem pelos palcos foi um marco na história do teatro brasileiro.

Nesta história satírica, os eternos amantes medievais, Abelardo e Heloísa, são retomados para compor um irônico painel da hipocrisia burguesa e dos vícios da classe rural decadente. Abelardo I é sarcasticamente conhecido como o ‘Rei da Vela’ por ser produtor e comerciante de velas.

Ele é um símbolo dos arrivistas sociais que se aproveitam de crises, como a da Bolsa de Valores de Nova Iorque, de 1929, quando os produtores de café perderam tudo, para ascender na hierarquia socialmente imposta. Especulador, o novo empresário explora a pobreza alheia e as crendices do povo. Através deste personagem bizarro, o autor revela a crescente entrada do capital exterior no Brasil. Não poderia ser mais clara a alegoria: os devedores trancados em jaulas.

Ela é a representante da classe rural em queda livre. Seu sobrenome, Lesbos, indica suas inclinações homossexuais. O pai, antigo fazendeiro, viu sua fortuna desaparecer, num contexto marcado por atos de depravação. A moça se casa por conveniência, mas o marido tem plena consciência disso e também tira lucros desta falsa união, que representa a junção de duas classes permeadas pela cobiça capitalista.

Para retratar este ambiente socialmente hipócrita, a peça mescla revista, circo, ópera e farsa. Na mão de cada morto, a vela simboliza o abuso da boa-fé popular e a conquista da fortuna pelo protagonista, que futuramente conhecerá a ruína e a morte, não sem antes garantir a preservação do sistema, o qual parece estar fadado a sobreviver eternamente.

Oswald critica sem trégua as interações que nascem do ventre do Capitalismo, o qual a tudo corrompe e destrói. Não faltam também, na história, as figuras do intelectual, encarnado pelo personagem Pinote, que mantém uma dúbia relação com o poder, e do capitalista americano, Mr. Jones, que submete o reino ao seu domínio.

A versão do Teatro Oficina conta com os tropicalistas Rogério Duprat e Damiano Cozzela, maestros, e Caetano Veloso, cantor e compositor, na trilha musical do espetáculo, protagonizado por Renato Borghi, Fernando Peixoto, Ítala Nandi, Francisco Martins, Liana Duval, Edgar Gurgel Aranha, Etty Fraser, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com