TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KIRIBATI

Tese: KIRIBATI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

KIRIBATI

Kiribati, Kiribáti Quiribati ou Quiribáti - é um país da Micronésia e Polinésiaque ocupa uma área muito vasta do Oceano Pacífico, mas que é bem pequeno em termos de área terrestre. É o primeiro país a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário (UTC +15), ou seja, Kiribati é o país mais adiantado em questão de horário.

Compreende vários arquipélagos (grupos de ilhas), de oeste para leste, a ilha de Banaba, as ilhas Gilbert, as ilhas Phoenix e as Espórades Equatoriais à excepção de algumas possessões estadunidenses ao norte do arquipélago. Tem fronteira marítima com as Ilhas Marshall, a noroeste, com a possessão dos Estados Unidos das ilhas Howland e Baker, a norte, com as três possessões dos Estados Unidos nas Espórades, também a norte (Kingman, Palmyra e Jarvis), com o território francês da Polinésia Francesa, a sueste, com as possessões neo-zelandesas das Ilhas Cook e de Tokelau, a sul, com Tuvalu, também a sul, e com Nauru, a oeste. Sua capital é Tarawa do Sul.

Por conta das supostas mudanças climáticas em curso no planeta, especula-se que a existência do país está ameaçada e as ilhas de Kiribati estão condenadas a desaparecer.

História

As Ilhas Gilbert eram habitadas há pelo menos 4000 ou 5000 anos por alguns habitantes da Ásia que falava a atual língua oficial de Kiribati, o gilbertês, antes de terem qualquer contacto com europeus, provavelmente espanhóis, no século XVI. As ilhas foram "batizadas" em 1820 por um almirante da Estónia, Adam Johann von Krusenstern e pelo seu capitão francês Louis Duperrey, em homenagem ao capitãobritânico Thomas Gilbert, que tinha "descoberto" o arquipélago em 1788.

Pescadores de joaninhas e mercadores de escravos começaram a visitar as ilhas em grandes números no século XIX e a confusão resultante fomentou vários conflitos e a introdução de doenças. Num esforço para restaurar a ordem, em 1892, as ilhas tornaram-se um protectorado britânico, juntamente com as ilhas Ellice, e passaram a ser uma colónia em 1916. Nos anos que seguiram, os britânicos incorporaram as ilhas da Linha e as ilhas Fénix à colónia, à qual deram estatuto autónomo em 1971. Em1978, as Ellice Islands tornaram-se o estado independente de Tuvalu e a independência de Kiribati seguiu-se a 12 de Julho de 1979. Com a independência, osEstados Unidos entregaram à nova república a ilha Phoenix e quase todas as ilhas da Linha.

Kiribati é um arquipélago formado por 33 ilhas de coral e vários atóis e era cortado pela Linha Internacional de Data. Quando em Bairiki (oeste do país) era manhã de domingo, no leste do país era manhã de sábado. Esta situação alterou-se em 1995, pelo realinhamento da Linha Internacional de Data, fazendo com que Kiribati seja o país mais oriental do Mundo. Assim, a Ilha Caroline, que foi o primeiro território do Mundo a entrar no terceiro milénio, foi renomeada Ilha do Milénio.

Em março de 2008, o país criou o terceiro maior parque marinho do mundo. Menos de três meses depois, em 5 de junho, Dia mundial do meio ambiente, seu presidente Anote Tong, pediu ajuda à comunidade internacional para evacuar o país antes que ele desapareça, devido aos efeitos do aquecimento global.

Clima

O clima de Kiribati é equatorial ocêanico.

A maioria das ilhas do Arquipélago de Gilbert, Line e de Phoenix estão localizados em zona seca de um clima equatorial oceânico. O clima de Kiribati é dependente de duas áreas: uma intertropical, que determina o nível de precipitação nos atóis do Norte; e do Pacífico Sul, que determina o nível de precipitação nos atóis do Sul. Nestes dois conceitos, também estão ligados duas anomalias - o fenômeno de El Niño e de La Niña. Durante o El Niño, a zona de convergência intertropical se move para o norte em direção à linha do Equador e durante o La Niña, se move em para o sul em direção à linha do Equador.

Nos atóis do norte, localizado no Arquipélago de Gilbert e Line, a precipitação é maior que os demais atóis do sul. As chuvas do Kiribati variam por ano de 1100mm no sul, 3000mm no norte, 4000mm nas Ilhas Line a 800mm em Cantol, Ilha Phoenix. Os furacões ocorrem raramente, o índice é baixo.

Kiribati está sendo ameaçado pelo aquecimento global, incluindo o aumento do nível do mar, motivo que o presidente Tong está pensando em comprar terras de Fiji e deslocar a população.8

Política

O Parlamento de Kiribati, chamado Maneaba ni Maungatabu, é eleito de quatro em quatro anos e consiste de 42 representantes. Maneba é também o nome dado às casas de reuniões em todas as comunidades locais. O presidente é em tempos diferentes chefe de estado e chefe de governo, e tem a designação de te Beretitenti (pronuncia-se "te peresitensi").

Cada uma das 21 ilhas habitadas possui um conselho local que é responsável pelos assuntos quotidianos. A excepção é Tarawa , onde existem três conselhos: Betio, Tarawa-Sul e Tarawa-Norte.

Subdivisões

Kiribati estava dividido em 6 distritos até sua independência:

• Banaba

• Espórades Equatoriais

• Central Gilberts

• Northern Gilberts

• Southern Gilberts

• Tarawa

Hoje não há mais este tipo de subdivisão, sendo que, atualmente, está subdivido em:

• Ilhas Gilbert

• Espórades Equatoriais

• Ilhas Phoenix.

Geografia

A República Independente do Kiribati, pertencente à Commonwealth, consiste num conjunto de 33 atóis de coral, agrupados em três grupos de ilhas, no centro do Oceano Pacífico. De oeste para este temos o grupo das ilhas de Gilbert (17), as Ilhas Fénix (8) e as ilhas da Linha (8), excluindo três da parte norte deste grupo que são território dos Estados Unidos.

Tarawa do Sul é a capital (com 25.154 habitantes), dividida em três centros administrativos: Bairiki (executivo), Ambo (legislativo) e Betio (judiciário). Fica situada no atol de Tarawa, no norte das Ilhas Gilbert.

Kiribati tem uma área de 811 km² e só 20 das ilhas são habitadas. As ilhas do grupo Fenix não têm uma população permanente. Banaba (antiga ilha Oceano) também faz parte do Kiribati e é a mais rica das ilhas. As ilhas que constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com