TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kkkkgfjfuyfy Ggg

Pesquisas Acadêmicas: Kkkkgfjfuyfy Ggg. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Todos os autores da Teoria Clássica são unânimes em afirmar que se deve estudar e tratar a organização e a Administração cientificamente, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas. Pretendia-se elaborar uma Ciência da Administração.

Fayol já afirmara a possibilidade e mesmo a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de caráter geral para formar melhores administradores, a partir de suas aptidões e qualidades pessoais. Na sua época, essa ideia era uma novidade. Sua posição era a de que, sendo a Administração uma ciência como as demais, o seu ensino nas escolas e universidades era plenamente possível e necessário.

planejamento e o empirismo, à ciência. Pretendia elaborar uma Ciência da Administração. Como pioneiro, o maior mérito de Taylor está realmente na sua contribuição “para que se encarasse sistematicamente o estudo da organização, o que só não revolucionou completamente a industria como também teve um grande impacto sobre a administração. Sua obra não deve ser avaliada em termos de um ou outro de seus elementos, mas, principalmente, pela importância da aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima. O fato de ter sido ele o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, inclusive dos tempos e movimentos, de ter sido ele que estabeleceu padrões precisos de execução, que treinou o operário, que especializou o pessoal, inclusive o de direção, que instalou uma sala de planejamento, em resumo, que assumiu uma atitude metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de qualquer estrutura, adotando esse critério até o topo da organização, tudo isto o eleva a uma altura não comum no campo da organização”.

A Administração Cientifica constitui uma combinação global que pode ser assim sumariada:

“Ciência, em lugar de empirismo.

Harmonia, em vez de discórdia.

Cooperação, não individualismo.

Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida.

Desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade”

Se bem que Taylor se preocupasse mais com a filosofia – com a essência do mecanismo -, que exige uma revolução metal tanto da parte da direção como da parte dos operários, a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com o mecanismo e com as técnicas do que com a filosofia da Administração Cientifica.

O principal objetivo da Administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. Os princípios da máxima prosperidade para o patrão acompanhada da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com