TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAPIDAÇÃO

Por:   •  10/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.145 Palavras (17 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 17

E

[pic 1]


Estampagem

Entende-se que estampagem é o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem geralmente a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para se fabricar peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas:

  • Corte
  • Dobramento e encurvamento
  • Estampagem profunda ou repuxo.

Enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a profunda pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade.

A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: produção em série, custo baixo das peças, bom acabamento sem necessidade de posterior processo de usinagem, peças com grande resistência e o custo baixo do controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios.

Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Estampagem e talha em couro

[pic 2]

A talha e estampagem do couro são técnicas artesanais que utilizam selos de metal e um martelo

A estampagem e talha de couro geralmente exigem um martelo e selos de metal, que são triturados em couro úmido, criando cavidades na forma do selo. Esses recortes são considerados decorativos. Esse processo é chamado de estampagem. A talha refere-se ao processo de modificar o couro utilizando ferramentas de estampagem. Uma vasta gama de artesanato em couro pode ser decorada usando esse processo.

Bolsas de couro

Os designs tradicionais de bolsas de couro incorporam pedaços de couro amarrados com fio de mesmo material. Hoje em dia, eles são costurados na máquina. Decore uma bolsa de couro feita em casa ou comprada em uma loja usando a estampagem. Você pode decorar toda a superfície da bolsa com vários padrões de estampas ou apenas a aba ou bordas para um visual mais discreto.

Pastas de couro

Como as bolsas, pastas de couro podem ser personalizadas com a estampagem. Elas proporcionam ao artesão um grande espaço para trabalhar, portanto, você pode criar um desenho grande em vez de padrões pequenos e simples. Por exemplo, você pode fazer um design paisagístico. Para fazer isso, você pode usar uma estampa em forma de sol para colocar no céu. Adicione grama aproveitando-se das ranhuras de uma concha. Certifique-se de que suas linhas estejam voltadas para o céu para que a imagem se pareça com grama, e não com a concha.

Cintos

Cintos customizados podem ser caros, mas você pode adicionar um visual interessante a um cinto de couro barato com o processo da estampagem. O truque para isso é escolher estampas menores do que a largura da correia. Isso garante que todo o design esteja estampado no cinto. Você pode usar a mesma estampa em toda a extensão do cinto ou criar um padrão de alternância de duas ou três estampas diferentes. Por exemplo, se você fizer uma estampa em forma de X e outra em forma de concha, comece o padrão com a primeira e, depois, coloque a segunda. O padrão começa novamente com a estampa em forma de X.

[pic 3]

INJEÇÃO

Moldagem por injeção é um processo de manufatura utilizado para produzir partes a partir de matérias primas como o termoplástico e o termofixo

O processo de injeção de termoplásticos consiste na plastificação (derretimento) de um termoplástico na forma de grãos ou pó por meio de um cilindro de metal aquecido. Dentro deste cilindro encontra-se uma rosca transportadora reciprocante que plastifica o material acumulando ele na sua extremidade. Após esse processo o material é empurrado pela rosca e injetado dentro da cavidade de um molde projetado e confeccionado com as dimensões do produto a ser obtido. Após um período de resfriamento, a peça é extraída deste molde com suas dimensões desejadas.

Este é o processo mais usado atualmente para transformação de termoplásticos devido à sua rapidez, à diversidade de peças que podem ser obtidas e à precisão dimensional. Neste processo fabricam-se desde pequenas utilidades domésticas sem requisitos funcionais elevados, até peças automobilísticas ou aeroespaciais que demandam precisão dimensional e características funcionais elevadíssimas. Também são injetados desde minúsculas peças até para-choques de carros, painéis inteiros de veículos e caixas d'água.

[pic 4]

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO COURO

O objetivo de transformar a pele em couro é, por um lado, preservar as propriedades originais como resistência à tração, viscoelasticidade e abrasão, e, por outro, eliminar problemas, tais como a facilidade de decomposição e rigidez ao secar e, ainda, acrescentar outras vantagens, como a resistência térmica e permeabilidade aos gases

Durante o processo de curtimento, as peles são submetidas às etapas químicas de caleiro, desencalagem, purga, desengraxe, piquelagem, curtimento, neutralização, recurtimento, tingimento, engraxe e acabamento e às etapas mecânicas de descarne, divisão, enxugamento, rebaixamento, estiramento, vácuo, toogling, lixamento, amaciamento, prensagem e medição .

[pic 5]

No caleiro, a camada epidérmica é eliminada da derme, com os pêlos ou a lã, conforme o caso, por meio da destruição das pontes de dissulfeto que unem duas cistinas, principal constituinte da queratina, produzindo um afrouxamento da estrutura fibrosa do colágeno com o objetivo de prepará-la para os processos de curtimento. Nessa etapa, as peles são tratadas com hidróxido de cálcio (cal), sulfeto de sódio, aminas e enzimas.

O tratamento das peles com produtos alcalinos favorece o intumescimento, importante para as operações mecânicas de descarne e divisão. No descarne, é eliminada a hipoderme, camada subjacente à derme, constituída de tecido muscular e adiposo na divisão, a espessura da pele é separada em duas metades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (635.2 Kb)   docx (675.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com