TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA DO TEMPO DOS DIREITOS HUMANOS

Artigos Científicos: LINHA DO TEMPO DOS DIREITOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Linha do tempo dos Direitos Humanos

 1789: Foi desencadeado pela Revolução Francesa que foi marcada por grandes transformações. Os privilégios religiosos, aristocráticos e feudais se acabaram, pressionados pelos políticos de esquerda, pelas massas nas ruas e camponeses que levantaram a bandeira: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Consagra-se os direitos de Liberdade (Primeira Geração).

 1848: Pela primeira vez estes movimentos revolucionários conseguem que o conceito de Direitos Sociais sejam recebidos pela Constituição Francesa.

 1894: O Papa Leão XIII inicia na igreja católica a doutrina social da igreja, deixando para traz toda a agressividade e rivalidade aos direitos humanos modernos.

Acontece a inclusão dos Direitos Sociais, Econômicos e Culturais nas constituições (Segunda Geração).

 1917: Inclusão na Constituição do México

 1918: Inclusão na constituição Russa

 1919: Inclusão na constituição da República de Weimar

 1934: Inclusão na constituição do Uruguai

 1945: Após a Segunda Guerra Mundial, 51 países assinaram a carta fundadora das Nações Unidas em que se proclamava a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valores da pessoa humana.

Neste mesmo ano os direitos sociais começam a ser colocados nas cartas constitucionais e colocados em prática em vários países capitalistas (principalmente europeus), envolvendo países socialistas.

 1948: As Nações Unidas proclamam a Declaração Universal dos Direitos Humanos que consistia em tornar os Direitos Humanos num pensamento único, justificando uma prática única, nivelando diferenças e divergências.

 1966: Foi firmado pela ONU o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Também foi aprovado o pacto de Direitos Civis e Políticos.

Encaminhamos para a Terceira Geração de Direitos Humanos que consiste na formulação de Direitos dos Povos.

 1976: Sob uma proposta de uma nova ordem política e econômica internacional, os países “subdesenvolvidos” anunciavam a Declaração dos Direitos dos Povos na Conferência de Argel.

 1979: O Papa João Paulo II reconheceu o papel das Nações Unidas na defesa dos objetivos e invioláveis Direitos do homem.

 1984: A UNESCO convoca um simpósio de especialistas sobre o tema dos direitos de solidariedade e direitos dos povos em San Marino, que culminou na adesão à Declaração dos Direitos dos Povos .

 1993: O parlamento das religiões mundiais em Chicago promoveu a Declaração para uma Ética Mundial, inspirado no trabalho de alguns Teólogos Ecumênicos, os quais proclamaram a centralidade dos direitos humanos individuais e sociais.

Podemos afirmar que os Direitos da Quarta Geração ainda estão em andamento, bem amadurecidos, mas com um certo caminho a percorrer. Estão ligados à democratização da informação e comunicação, que estão cada vez mais ganhando espaço nas discussões nacionais e mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com