TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leber Cabala Eren

Por:   •  18/2/2019  •  Bibliografia  •  18.229 Palavras (73 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 73

Lebor Gabála Érenn

O Livro das Invasões Irlandesas

Redação do Livro de Leinster

Tradução – Marís Iamin

01. No principio fez Deus o tempo e a Terra. Deus fez o paraíso e a Terra primeiro, e Ele próprio não tinha começo nem fim.

02. Ele fez primeiro a massa sem forma e a luz dos anjos (no primeiro domingo). Fez o firmamento na segunda-feira, fez os mares na terça-feira, fez o sol, a luz e as estrelas na quarta-feira. Ele fez os animais da Terra em geral e Adão para dominá-los, na sexta-feira. Posteriormente, Deus descansou, no sábado, da realização de novas criações, mas de modo algum de sua governança.

03. Posteriormente, Ele deu a autoridade sobre o Céu a Lúcifer, com suas nove ordens de anjos celestes. Em seguida, ele deu o comando da Terra para Adão e para Eva, com sua progênie. Após isso Lúcifer pecou, ele era o líder de um terço da hoste de anjos. O Rei o confinou

2


com um terço de seus anjos em sua companhia, no inferno, e Deus disse ao inimigo dos Céus “Altivo é este Lúcifer, reunidos eles tramaram sob seu conselho”.

04. Posteriormente Lúcifer invejou a Adão, pois foi assegurado que o terço do Céu que pertencia a Lúcifer seria dado a ele. Por isso ele foi (as margens do Niger) na forma de uma serpente e persuadiu Adão e Eva a pecar comendo a maçã da árvore proibida. Por isso Adão foi expulso do paraíso e adentrou a Terra comum.

05. Então, o Senhor foi até eles e disse a Adão “da terra tu fostes feito, a terra retornarás”, “com suor obterás o teu sustento” e disse ainda a mulher “será em meio a dores insuportáveis que tu darás luz a teus filhos”.

06. Depois disso a progênie de Adão pecou, a saber, o mais velho dos filhos de Adão, isto é, Caim, o maldito, que matou seu irmão Abel por ciúmes e através de sua ganância, com um osso de camelo, como dizem os eruditos. E desta forma começou o assassínio de parentes no mundo.

07. Quanto a Seth, um dos três filhos de Adão, que teve progênie, dele são os homens do mundo inteiro. Noe, Lamech, Mathusalem, Enoch, Iared, Malalahel, Cainan, Enos, Seth. É Noé o segundo Adão, á quem todos os homens do mundo podem ser rastreados. Pois, o diluvio afogou toda semente de Adão exceto a Noé com seus três filhos Sem, Cam e Iafeth (Jafé), e suas quatro esposas Coba, Olla, Oliva, Olivana. Quando Deus trouxe um diluvio sobre o mundo inteiro nenhuma das pessoas escapou da inundação, exceto as pessoas daquela arca, Noé com seus três filhos, a esposa de Noé e as esposas de seus filhos.

Disse o poeta,

3


Um anfitrião que uma morte invernal não subjugaria

Noé, não havia fraqueza no herói,

Uma historia de horror que foi esclarecida com entusiasmo

Sem, Cam, Iafeth.

Mulheres desprovidas das cores do mal, grandes em excelência

Acima do diluvio, sem perecer,

Coba, vigorosa era o cisne branco,

Olla, Oliva, Olivana.

08. Agora Sem se instalou na Ásia, Cam na África e Iafeth na Europa.

Sem se instalou na agradável Ásia

Cam com sua progênie na nobre África

E Iafeth e seus filhos, foram eles que se estabeleceram na Europa.

Sem teve trinta filhos, incluindo Arfaxad, Assur e Persius. Cam tinha trinta filhos incluindo Chus e Channan. Iafeth tinha quinze, incluindo Dannai, Gregus, Hispanius, Gomer. Ou foram vinte e sete os filhos de Sem.

Trinta filhos elegantes, um fato brilhante,

Eles brotaram de Cam, filho de Noé.

Vinte e sete que são de Sem,

Quinze de Iafeth.

09. Em relação à Iafeth, filho de Noé, dele é o lado norte da Ásia – a saber, Ásia Menor, Armênia, Mídia, o povo da escítia, e dele são os habitantes de toda Europa.

Grecus s. Iafeth, dele é a Grecia Magna, Grécia Parva e Grécia de Alexandria. Espanus s. De quem são os hispânicos. Gomer, filho de

4


Iafeth, teve dois filhos, Emoth e Ibath. Emoth, dele é o povo do norte do mundo. Ibath teve dois filhos, Bodb e Baath. Bodb teve um filho, Dohe.

Elinus, filho de Dohe, teve três fihos, Airmen, Negua, Isacon. Quanto a Airmen, ele teve cinco filhos: Gutus, Cebidus, Uiligothus, Burgundus, Longbardus. Negua teve três filhos, Saxus, Boarus, Uandalus. Além disso, Isacon, um dos três filhos de Elenus, teve quatro filhos, Romanus, Francus, Britus, Albanus.

Este é aquele Albanus, quem primeiro tomou a Albânia com seus filhos, e por ele Alba foi nomeada. Então, ele guiou seu povo através do Mar de Icth, e dele são os albaneses do Lácio da Itália.

10. Magog, filho de Iafeth, de sua progênie são os filhos que vieram para a Irlanda antes do Gaedil: a saber, os Partholan. Sera s. Sru s. Esru s. Bimbend (sic) s. Magog s. Iafeth, e Nemed s. Agnomain s. Pamp s. Tat s. Sera s. Esru s; e a progenitura de Nemed, Gaileoin, Fir Domnann, Fir Bolg e Tuatha de Danann. Como disse o poeta,

Magog, o filho de Iafeth aqui está

A certeza de sua descendência;

Deles foi Partholan de Banba

Decorosa foi sua conquista.

Destes foi o nobre Nemed, filho de Agnomain, o único: deles eram Gand e Genand, Sengand e o livre Slaine.

As numerosas progênies de Elada, deles era Bress, sem mentira, filho de Elada especialista em armas, filho de Delbaeth, filho de Net.

S. Inda, s. Allda-Allda, que foi s. Tat, s. Tabarn, s. Enda, s. Baath, filho do agradável Ibath, s. Bethach, s. Iardan, s. Nemed neto de Paimp. Paimp, s. Tat, s. Sera, s. Sru, s. brilhantemente branco. De Braiment s.

5


Aithecht, s. Magog, grande em reconhecimento: aconteceu em seu tempo uma aparição conjunta contra uma Planície.

11. Baath, um dos filhos de Ibath, s. Gomer. Dele é o Gaedil e o povo de Scythia. Ele tinha um filho, homem nobre e eminente cujo nome era Feinus Farsaid (é este quem era um dos setenta e dois chefes que estavam na construção da torre de Nemrod, de onde as línguas foram dispersas). No entanto, Nemrod, este era filho de Cush, s. Cam, s. Noé. Isto é, o Feinus acima mencionado, foi ele quem trouxe a Palavra do povo da torre, ele que teve a ótima escola, aprendendo a multiplicidade de línguas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (106.9 Kb)   pdf (421.5 Kb)   docx (238.6 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com