TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCOSUL

Seminário: MERCOSUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

MERCOSUL

O mercado comum do sul, mas conhecido como MERCOSUL foi criado em 26 de março de 1991, devido ao tratado de Assunção no Paraguai (foi realizado entre o Fernando Collor e Carlos Menem em 06 de junho de 1990).

Os membros deste bloco econômico da América do Sul são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e mais os associados Chile (tratado assinado em 28/02/1997), Bolívia (tratado assinado em 25/06/1996), Peru (2003), Colômbia e Equador (2004). Estes estados possui uma comunhão de valores que mostra encontrar as expressões em seus democratas, direitos humanos, liberdades, proteção ao ambiente, combate a pobreza entre outros.

Objetivos

A união destes países busca a livre circulação de mercadorias, bens, serviços, tecnologias e profissionais, para diminuir ou eliminar as tarifas cambiais. Tenta estabelecer um mercado comum entre os pais, buscando uma política externa, coordenação de posições, harmonização das legislações nacionais.

A inserção competitiva, viabilização de economias, permitindo em todos os pais ganhos de produtividade das correntes do comercio e de investimentos, melhoria das condições de vida dos habitantes das regiões.

O Conflito

A partir de 1999 o Brasil e a Argentina enfrentaram algumas dificuldades nas relações comerciais, devido a barreiras que surgiram no setor automobilístico e agrícola que aconteceu na Argentina, pois a entrada dos produtos brasileiros estava dificultando o crescimento da Argentina.

O Brasil recorreu a Organização Mundial do Comercio – OMC, pois a Argentina estava estabelecendo barreiras aos tecidos dos algodões e de lã produzidos no Brasil, neste mesmo ano a Argentina começou a exigir o selo de qualidade dos calçados produzidos no Brasil, com esta atitude a Argentina estava visando prejudicar a entrada dos calçados brasileiros no mercado Argentino.

Principais acontecimentos no MERCOSUL

1991 - Criação do MERCOSUL

1994 – Definições da estrutura do MERCOSUL

1998 – Protocolos de Ushuaia (compromisso democrático)

2002 – Protocolos de Olivos (Solução controvérsias)

2004 – Fundo de Convergência estrutural

2005 – Criação do Parlamento

2006 – Protocolos de adesão da Venezuela

2011 – Protocolos de montevidéu sobre o compromisso com a democracia

União Europeia

A União Europeia, também conhecida como EU, é uma junção de 27 países europeus, ou seja, um bloco econômico que tem como objetivo a Integração econômica e política. Participam da EU os seguintes países: Suécia, Romênia, Republica, Reino Unido, Portugal, Polônia, Holanda, Malta, Luxemburgo, Lituânia, Letônia, Itália, Irlanda, Hungria, Grécia, França, Finlândia, Estônia, Espanha, Eslovênia, Eslováquia, Dinamarca, Chipre, Bulgária, Bélgica, Áustria e Alemanha. Há um possível acordo para a Inserção da Turquia, Croácia e Macedônia, por serem países politicamente democráticos.

Dentre os vários objetivos que compõe o EU, podemos destacar os seguintes:

• Promover a unidade política e econômica da Europa

• Melhorar as condições de vida e de trabalho das cidades europeias

• Melhorar as condições de livre comercio entre os países membros

• Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões

• Formentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com