TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Martin Luther King

Exames: Martin Luther King. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o trecho do discurso de Martin Luther King:

"Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação.

Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchado nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros.

Mas, cem anos depois, o Negro ainda não é livre.

Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação.

Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.

De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".

http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/discursodemartinlutherking.pdf

Com base nos conteúdos desenvolvidos na unidade, podemos afirmar que:

a) Martin Luther King preparou seu discurso com intenção de mostrar suas ideias e persuadir as pessoas de suas convicções, usando de uma sequência de introdução, apresentação da ideia principal e desenvolvimento do tema.

b) A repetição de termos como “cem anos atrás” e “cem anos depois” mostra que Martin não possui conhecimento pleno do tema a discursar e não houve um preparo com antecedência desse discurso.

c) O tema principal de seu discurso centra-se na economia dos Estados Unidos, que pagava salários muito baixos a negros que muitas vezes exerciam as mesmas funções dos brancos; o discurso, então, está baseado na ideia de que havia uma economia justa para todos os americanos.

d) O discurso é completamente religioso e critica a proibição dos negros seguirem a religião evangélica, pois os Estados Unidos são um país onde a religião predominante é a católica. Nesse sentido, tem poucas chances de convencer o público.

e) O autor do discurso improvisou o tema que defendia uma educação de qualidade para pessoas de origem pobre; não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com