TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercosul

Trabalho Escolar: Mercosul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA

Acordos entre Brasil e Argentina no MERCOSUL

Administração de Empresas_3º Período

 Aldiclécia Pessoa

 Bruna Kelly

 Maria Eduarda

 Edvania Barral

Apresentação.

Este trabalho tem por objetivo informar alguns acordos propostos pelo Brasil e Argentina. Abordaremos o mais importante, o Tratado de Assunção, que formou o MERCOSUL. Desde os anos 80 o Brasil e a Argentina tentam entrar em acordo, mas sempre há alguma coisa que dificulta a entrada de produtos nos dois países.

Introdução

A relação entre Brasil e argentina vem muito antes do MERCOSUL, teve inicio na década de 80 durante a Guerra das Malvinas onde o Brasil de uma forma discreta apoiava o país que mais tarde se tornaria seu principal parceiro comercial.

O MERCOSUL é um bloco econômico fundado a partir do Tratado de Assunção, para facilitar o mercado entre seus países membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Dentre eles Brasil e argentina que se tornaram os maiores parceiros comerciais vivem em constantes conflitos e negociações devido a barreiras impostas em relação à importação e exportação entre ambos.

Havia planos futuros de criar uma única moeda, porém esse sonho já não existe mais.

1.0 O MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, por exemplo. Existe também os Estados associados que são Bolívia, Chile, Equador e Peru. Os Estados associados ao MERCOSUL podem participar das reuniões dos órgãos da estrutura institucional do Mercosul para tratar temas de interesse comum, mas sem direito a voto. Sua existência justifica-se em função do compromisso do Mercosul com o aprofundamento do processo de integração regional e pela importância de desenvolver e intensificar as relações com os países membros da ALADI (Associação Latino Americano de Integração).

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado oficialmente em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai, composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o MERCOSUL é um bloco muito importante para o desenvolvimento econômico e social do continente. A Venezuela é Estado Parte em processo de adesão e se tornará membro pleno uma vez que esteja em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao MERCOSUL.

No aspecto econômico, o Mercosul assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção.

2.0 Acordos entre Brasil e Argentina no MERCOSUL.

A relação entre o Brasil e a argentina teve inicio nos anos 80 com a Guerra das Malvinas na Argentina, onde o Brasil deu apoio secreto ao esforço da guerra, fazendo com que os dois países se aproximassem. A partir de então, mais tarde nos anos 90, com o entendimento dos presidentes Sarney e Alfonsín, o caminho estava aberto para a formação do MERCOSUL.

Um dos objetivos do Tratado de Assunção é que o bloco se torne um Mercado Comum, proporcionando a livre circulação de capitais, serviços e pessoas.

O MERCOSUL se enquadra na condição de União Aduaneira, pois além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os integrantes, também regulamenta o comercio das nações que não pertencem ao bloco. O objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre os países aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é, quem sabe, num futuro estabelecer uma moeda única.

3.0 CONFLITOS COMERCIAIS

No decorrer dos anos Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração.

O que gera esses conflitos é o fato dos países criarem barreiras à importação de produtos produzidos no próprio país para que não gere concorrência.

A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e de linha branca, pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o crescimento destes setores na Argentina.

Em 1999, o Brasil recorreu a OMC (organização mundial do comercio), pois a argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodão e lã produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina começa a exigir selo de qualidade nos calçados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calçados brasileiros no mercado argentino.

O importante é que o Brasil não venha a estremecer suas relações com a Argentina que é seu principal parceiro comercial – Diz Milton Lourenço, presidente da Fiorde Logística Internacional, em 25.02.2011.

Em meio a tantos conflitos o Tratado de Assunção deixa de ser cumprido, e o MERCOSUL longe de ser uma União Aduaneira. O que todos esperam é que os dois países entrem em acordo para colaborar com a economia entre ambos.

4.0 Importação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com