TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercosul

Artigo: Mercosul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos: O MERCOSUL tem por objetivo consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integram, fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida.

• Princípios: garantir a livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco;

• estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais;

• coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes;

• compromisso dos Estados Parte em harmonizar a legislação nas áreas pertinentes, a fim de fortalecer o processo de integração.

Tribunal Permanente do MERCOSUL - Criado para garantir a correta interpretação, aplicação e cumprimento dos instrumentos jurídicos fundamentais do processo de integração. O TPR pode se reunir como primeira e única instância ou como tribunal recursal de pronunciamento.

Parlamento : A conformação do Parlamento significa um aporte a qualidade e equilíbrio institucional do MERCOSUL, criando um espaço comum em que se reflita o pluralismo e as diversidades da região, e que contribua para a democracia, a participação, a representatividade, a transparência e a legitimidade social no desenvolvimento do processo de integração e de suas normas.

Instituto de Políticas Publicas de Direitos Humanos:

Pesquisa aplicada para a produção de estudos e de informações técnicas

sobre políticas públicas de direitos humanos entre funcionários(as) públicos(as), centros acadêmicos e organizações da sociedade civil.

Desenvolve atividades de capacitação em políticas de direitos humanos dirigidas a funcionários(as) públicos(as).

Coordenação de políticas públicas em direitos humanos em âmbito regional

Coopera e oferece assessoramento aos órgãos e às instâncias do MERCOSUL em matéria de direitos humanos, promove com eles espaços de reflexão e diálogo, e contribui para o fortalecimento da gestão de sistemas de informação regionais.

Área territorial:

O MERCOSUL responde por 71,8% (12.789.558 km²) do território da América do Sul. Possui cerca de 3 vezes a área da União Europeia.

População:

Somada, a população do MERCOSUL chega a 275 milhões de habitantes. A população do MERCOSUL corresponde a 69,78% da população da América do Sul e conta com variadas etnias e origens.

Comercio: O comércio dentro do MERCOSUL multiplicou-se por mais de 12x em duas décadas, saltando de US$ 4 bilhões em 1991 para US$ 59 bilhões em 2013. É uma das principais potências agrícolas do mundo, sendo maior exportador de açúcar, soja e segundo maior exportador de carne bovina.

Sede: Cidade de Montevidéu é capital do Uruguai – 40 pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com