TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Misccigenação

Resenha: Misccigenação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

No entanto, as relações raciais no Brasil não têm sido harmônicas, especialmente em relação ao papel de desvantagem dos negros brasileiros e indígenas, grupos fortemente explorados no período colonial do país, que tendem a ocupar posições menos prestigiadas na sociedade brasileira moderna, além das questões de choque cultural e dificuldade de preservação étnico-racial no país.

A cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade.

Sofremos influências dos portugueses, negros, índios e imigrantes. Daí resultam uma série de aspectos positivos, tais como: criatividade, capacidade de adaptação, senso estético, inteligência, índole pacífica, alegria e outras, como também algumas características negativas: indolência, tolerância, sensibilidade extrema a influências episódicas, tecido social frágil, oportunismo etc. Temos uma identidade cultural forte, baseada em uma língua comum, na raça mestiça, com os imigrantes integrados, uma bela arte barroca, a abundância de comidas típicas, uma natureza tropical exuberante e uma linda música. Porém, para haver identidade nacional é preciso que o povo possua a consciência de nação, representada pelo dever do governo de defender o trabalho, o capital e o conhecimento nacionais. A identidade brasileira é proveniente do nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, bem como através do solo, clima, vegetação e relevo. Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes. Os portugueses contribuindo com a língua, o cristianismo, a noção de família e um certo desleixo. Os negros com o candomblé, as crendices da senzala, o uso de instrumentos musicais, uma comida característica, o papel da ama-de-leite, a adaptabilidade e a alegria. Os índios com o elevado sentimento nativista, a desconfiança e uma certa preguiça. Os imigrantes, excedentes populacionais em suas respectivas economias nacionais, também influenciaram com a contribuição de suas diversas culturas originais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com