TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miscigenação E Mestiço

Trabalho Escolar: Miscigenação E Mestiço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Miscigenação e Mestiço

O Termo raça comporta em uma grande carga emotiva quando contextualizado em periodos mais recentes com o da Alemanha de Hitler. O termo raça revela, contudo, ambiguidade estando muitas vezes associado á diferença entre posições sociais ou grupos humanos que apresentem caracteristicas físicas ou culturais distintas. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferência dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.

No processo histórico do Brasil, podemos citar as Navegações com a chegado os Europeus, á miscigenação é bastante pronunciada. De século XVI ao XVIII, consolidou-se a estrutura genética da população brasileira, com a junção de africanos, portugueses e índios. Ainda no período colonial, franceses, holandeses e ingleses tentaram se estabelecer em território brasileiro e deixaram algumas contribuição étnica.

Ao mulato, mestiço de negro e branco, se no deve toda a construção da economia litorânea Brasil, apartir do século XIX, acrescenta-se á miscigenação entre os primeiros grupos étnicos a contribuição dos imigrantes italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que também participaram do processo de mistura racial no Brasil. As três raças básicas formadoras da população do Brasil são o negro, europeu e o índio, em grau muito variáveis de mestiçagem e pureza.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos:

- CABLOCO: branco + índio

- MULATO : negro + branco

- CAFUSO: índio + negro

Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com