TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernização da sociedade

Ensaio: Modernização da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Ensaio  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

2) No processo de modernização da sociedade ocorreu uma mudança na autoridade consiPensamento administrativo

1) Para que surge o pensamento administrativo?

O pensamento administrativo surge como forma de organização do trabalho com o objetivo de aumentar a produtividade e gerar o lucro.

2) No processo de modernização da sociedade ocorreu uma mudança na autoridade considerada legítima. Que mudança foi essa?

3) Qual a relação entre burocracia e liberdade? Justifique sua resposta

A liberdade consiste em respeitar a liberdade de outros indivíduos, ou seja, é necessário seguir regras pré-estabelecidas, para que se possa “atingir” a liberdade.

Evolução do conceito de ser humano

4) O que difere do conceito de natureza ou condição humana?

Condição - o conjunto de limites a priori que esboçam a situação fundamental no universo, sem desconsiderar as situações históricas (SARTRE, 2013)

“Em primeira instância, o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define. O homem ... só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo.” (SARTRE, 2013, p.4)

Essência humana (pode ser encontrada em todo ser humano – única e universal)

Pré-moral (nem bom nem mal) – não existe determinação prévia ou essência - Perfectibilidade. Homem primitivo é bom/puro/ingênuo e homem civilizado é mal/egoísta. (Rousseau)

5) Do Homo Economicus ao Homo Complexus qual a evolução no entendimento dos fatores motivadores do comportamento humano?

a. A construção social da realidade: quebra da dicotomia formal e informal. Influencia mutua.

b. Ser humano constrói ativamente sua identidade. Não é possível motivar ninguém, é intrínseca e indenitária dos atores sociais. As escolhas e sentido = ação do indivíduo na sociedade, interação e construção do mundo social. Na interação e construção são formuladas e institucionalizadas as regras sociais.

6) Qual a influência do conceito de racionalidade limitada sobre a (des)sacralização das estruturas e regras organizacionais?

a. Falsa dicotomia: Racionalidade da direção x irracionalidade dos membros organizacionais. Confronto de racionalidades “lógica do ator” – sistema político. Dentro desse contexto não fazem sentido “racional” e “irracional”.

b. Dessacralização das estruturas organizacionais e regras (frutos da racionalidade predominante na organização – visão de mundo e valores dos que detêm o poder). As soluções propostas pelos dirigentes podem ser contestadas como algumas alternativas entre outras escolhas possíveis, todas, com defeitos e limites, como toda lógica humana.

Comportamento organizacional

7) O que é e qual o objetivo do estudo de comportamento organizacional?

Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com