TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monogrfia

Por:   •  17/12/2015  •  Monografia  •  12.441 Palavras (50 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]


agradecimentos

[pic 16]

. A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E O ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CASAS ABRIGO. 46 paginas Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Vilhena, 2014.

RESUMO

O presente trabalho aborda o tema “A importância da convivência familiar e o acolhimento de crianças e adolescentes em casas abrigo”. Devido á importância da família para a formação da criança e do adolescente como cidadão para convivência em sociedade uma vez que a família é um dos principais pilares de uma sociedade justa.

Tendo como uma das principais bases teóricas a Constituição Federal 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº8069/90. Trás também um breve relato sobre o surgimento das casas acolhedoras no Brasil e a importância do profissional de serviço social frente ás famílias atuando na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, seja realizando intervenções ou na formulação de políticas sociais como forma de garantir que o Estado cumpra com sua parte na garantia de direitos básicos que assegure a dignidade humana.

Palavras chave: Convivência, Família, Direitos, Crianças.

FERREIRA, ELIANE DE ANDRADE. THE IMPORTANCE OF FAMILY LIFE AND THE CARE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS IN SHELTERS. 46 pages End of Course Work (Social Work) - Center for Business and Applied Social Sciences, University of North Paraná, Vilhena, 2014.

ABSTRACT

This paper discusses the theme "The importance of family life and the care of children and adolescents in shelters." Due to the importance of the family for child and adolescent training as a citizen to life in society since the family is one of the main pillars of a just society.

Having one of the main theoretical basis the Federal Constitution 1988 and the Statute of the Child and Adolescent Law nº8069 / 90. Back also a brief account of the emergence of cozy houses in Brazil and the importance of professional social service front to the families acting in defense of the rights of children and adolescents, either by making interventions or social policy-making in order to ensure that the State fulfill their part in the basic rights of security to ensure human dignity.

Keywords:  Coexistence, Family Rights, Children.

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO......................................................................................................9

2.0- A FAMÍLIA E O CONTEXTO SOCIOCULTURAL

2.1-        A família como instituição ...............................................................................11

2.1.1- A influência do contexto sociocultural no âmbito Familiar ...............................14

2.1.1.1- Serviço social e processo de trabalho com famílias ................................... 15

3.0 2.0- CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO

3.1- A criança como sujeito de direito .......................................................................17

3.1.1- Medidas cabíveis a serem tomadas .............................................................. 19

3.1.1.1- O Afastamento da Criança e do Adolescente da Família ............................20

3.1.1.1.1- A Lei como base para Intervenções e Defesa dos Direitos ..................... 22

04- A CASA DE ACOLHIMENTO Á CRIANÇA E AO ADOLESCENTE SUA CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA

4.1 A Casa de Acolhimento no Brasil breve relato ................................................... 27

4.1.1 Acolhimento Institucional às Crianças e aos Adolescentes ............................ 31

4.1.1.1- A Importância de Programas Social de Media Complexidade .....................33

4.1.1.1.1- O Papel do profissional de serviço social frente aos direitos das crianças e adolescentes e ás famílias ....................................................................................... 34

CONSIDERÇÃOES FINAIS...................................................................................... 35

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................39

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata se de um trabalho de conclusão de curso apresentado em forma de pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa procurou embasar a respeito dos direitos das crianças e adolescentes em situação de abandono, das casas de acolhimento bem como sua origem no Brasil, também aborda a importância da convivência familiar e a importância do profissional de serviço social na defesa e apoio tanto para as crianças e adolescentes quanto para as famílias.

Tendo como objetivo principal, refletir a respeito dos direitos da criança e do adolescente de segurança alimentar, educação, saúde e moradia e principalmente á convivência familiar. Demais objetivos visam, analisar influência sociocultural que leva crianças e adolescentes á situação de abandono.

Justifica a escolha do tema “A importância da convivência familiar e o acolhimento de crianças e adolescentes em casas abrigo”, por ser uma questão atual e de constantes discussões na sociedade, também por ser motivo de preocupação política para a atuação do profissional de serviço social.

Objetiva se com esta pesquisa conhecer um pouco a história dos direitos das crianças e adolescentes. Os motivos que levam uma criança ao abandono por seus familiares. Refletir sobre as políticas sociais vigentes em nosso país que dão apoio ás famílias em dificuldades em relação á proteção destes seres em formação. Investigar as condições em que as crianças e os adolescentes são abrigados. Analisar o papel do profissional de serviço social frente á estas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86.2 Kb)   pdf (377.8 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com