TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Culturais

Artigo: Movimentos Culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

Capitulo 1 – Transformações Culturais: A Arquitetura Neoclássica, 1750-1900.

O capitulo começa falando de como a arquitetura neoclassicista perece ter surgido de duas evoluções diferentes, mas interrelacionadas. A primeira foi o súbito aumento da capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, que em meados do século XVII já começa a extrapolar as fronteiras do renascimento.

A segunda foi uma mudança fundamental na natureza da consciência humana. Enquanto uma foi fundada na ciência, tomou forma imediata nas extensas formas rodoviárias e hidroviárias dos séculos XVII e XVIII e deu origem a novas instituições técnicas, como a Écolle des Ponts et Chaussées, fundada em 1747, a outro levou ao surgimento das disciplinas humanistas do iluminismo, inclusive as obras da sociologia, da estética, da historia e de arqueologia moderna.

Na Inglaterra, onde o Rococó nunca fora plenamente aceito, o impulso no sentido de redimir os excessos do Barroco encontra sua primeira expressa no Paladianismo, iniciado pelo conde de Burlington, conquanto algo de um espirito purificador semelhante possa ser detectado nos últimos trabalhos de Nicholas Hawksmoor. Em fins na década de 1750 os britânicos já buscavam assiduamente instrui-se na própria Roma, onde, entre 1750 e 1765, os principais expoentes do Neoclassicismo.

Nada poderia esta mais distante da experiência britânica do que o desenvolvimento teórico que acompanhou o florescimento do Neoclassicismo na França. Uma consciência precoce de relatividade cultural em fins do século XVII induziu Claude Pernalt a questionar a validade das proporções vitruvianas do modo como elas foram recebidas e apuradas pela teoria clássica. Em vez

disso, ele elaborou sua tese de beleza positiva e beleza arbitraria, dando a primeira o papel normativo de padronizaçao e perfeição, e a ultima a função expressiva que pode ser requerida por uma circunstancia ou uma característica pessoal.

A obra de John Soane foi fundamental para o desenvolvimento do Neoclassicismo britânico, que sintetizou de forma satisfatória as várias influências dos principais expositores.

Cordemoy codificou a contestação da ortodoxia vitruviana acabou substituindo os atributos vitruvianos da arquitetura – utilidade, solidez e beleza – por ordem, distribuição e conveniência. A utilidade e a solidez estão relacionadas à proporção e disposição correta das ordens clássicas, já a beleza esta relacionada ao uso adequado dos elementos clássicos. Cordemoy também antecipou a preocupação de Jacques-François Blondel, com relação à expressão formal adequada e uma fisionomia que se ajustasse ao caráter social variável de diferentes tipos de construção. Cordemoy prezava pela pureza geométrica e afirmava que a ornamentação também deveria ser submetida à adequação.

O arquiteto Jacques-German Soufflot queria aplicar os termos clássicos numa recriação da leveza, amplidão e proporção daarquitetura gótica. Para isso, ele adotou o plano em cruz, utilizado pelos gregos, com a nave e as alas formadas por um sistema de cúpulas planas e arcos semicirculares.

Acredito que foi muito importante o momento em que os arquitetos da época resolveram buscar então formas de mudar para um tipo de arquitetura diferente ou digamos para um tipo de arquitetura mais autentico, assim ocorrendo transformações culturais na arquitetura.

Capitulo 2 – Transformações Territoriais: Evolução Urbana, 1800-1909.

A cidade Finita, tal como chegou a existir na Europa ao longo dos quinhentos anos precedentes, foi totalmente transformada, no lapso do século, pela interação de uma quantidade de forcas técnicas e socioeconômicas sem precedentes, muitas das quais emergiam pela primeira vez na segunda metade do século XVIIII. Contam com destaque entre elas, de um ponto de vista técnico, inovações como a produção em massa de por ordem, distribuição e conveniência. A utilidade e a solidez estão relacionadas à proporção e disposição correta das ordens clássicas, já a beleza esta relacionada ao uso adequado dos elementos clássicos. Cordemoy também antecipou a preocupação de Jacques-François Blondel, com relação à expressão formal adequada e uma fisionomia que se ajustasse ao caráter social variável de diferentes tipos de construção. Cordemoy prezava pela pureza geométrica e afirmava que a ornamentação também deveria ser submetida à adequação.

O arquiteto Jacques-German Soufflot queria aplicar os termos clássicos numa recriação da leveza, amplidão e proporção da arquitetura gótica. Para isso, ele adotou o plano em cruz, utilizado pelos gregos, com a nave e as alas formadas por um sistema de cúpulas planas e arcos semicirculares. Acredito que foi muito importante o momento em que os arquitetos da época resolveram buscar então formas de mudar para um tipo de arquitetura diferente ou digamos para um tipo de arquitetura mais autentico, assim ocorrendo transformações culturais na arquitetura.

Deu prioridade á criação de eixos norte-sul e leste-oeste mais substanciais, à construção do Boulervard de Sébastopol e á extensão a leste de Rue de Rivoli. Esse cruzamento básico, que servia aos grandes terminais ferroviários do norte e do sul, era envolvido por um Bulevar “em anel”, que por sua vez, era ligado ao principal distribuidor de trafego criado por Haussmann, o complexo de Etoile, construído em torno do Arco do Triunfo de Chalgrin.

Durante a gestão de Haussmann, a prefeitura de Paris construiu cerca de 137 quilômetros de novos bulevares.

Mais largos mais densamente arborizados e mais bem iluminados do que os 536 quilômetros de antigas vias que eles substituíram. Com isso vieram plantas residenciais padrão e fachadas regularizadas, além de sistemas padrão de mobiliário urbano.

Antes do colapso do Segundo Império, o principio da “regularização” já estava sendo praticado por fora de Paris, particularmente em Viena, onde a substituição das fortificações demolidas por um bulevar cenográfico foi levado ao seu extremo logico da ostentatória Ringstrasse, construída em torno do centro velho entre 1858 e 1914.

Entrementes, em Barcelona as implicações regionais da regularização urbana estavam sendo desenvolvidas pelo engenheiro espanhol Ildefonso Cerdá,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com