TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Políticos E Sociais

Artigos Científicos: Movimentos Políticos E Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

O sistema nervoso é formado por órgãos que tem uma capacidade de captar, mensagens e assim interpretá-los e arquivá-los. Este sistema é divido em duas partes, temos o sistema nervoso central (onde se encontra o encéfalo e a medula espinal) e o sistema nervoso periférico (composto por um tecido nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central).

Sistema nervoso central

Este sistema comanda as diversas funções do corpo humano, ele é responsável pela transmissão de informações, formado por encéfalo e medula espinal, que são protegidos pelo crânio e a coluna vertebral.

O encéfalo ele se forma através do desenvolvimento embrionário, conforme o embrião vai crescendo ele acaba se diferenciando em três partes: o cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

Ambas as estruturas, tanto o encéfalo como a medula são revestidos por membranas de tecido denominadas meningites. E entre esses dois espaços contém um líquido responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e também para proteger e amortecer possíveis traumas causados por choques mecânicos.

O encéfalo apresenta três órgãos principais, o cérebro, cerebelo e tronco encefálico, o último órgão é constituído por mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.

O cérebro é o órgão mais desenvolvido do encéfalo humano, é apreciado por ser o centro da inteligência e do conhecimento, com capacidade de guardar informações. Formado por dois hemisférios cerebrais o direito e o esquerdo. Esses hemisférios são unidos por um corpo caloso, que é uma estrutura formada por fibras nervosas. Cada uma dessas regiões se tem uma divisão de áreas, constituídas por sulcos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Em cada hemisfério, temos os pares e cada tipo coordena uma função, por exemplo, a audição que está ligada aos lobos temporais.

A região externa chamada de córtex cerebral, composto por corpos de neurônios, devido a sua tonalidade, já recebeu denominação de substancia cinzenta. O córtex contém áreas sensoriais, associativas e motoras, que são responsáveis pela interpretação de certas sensações.

A parte interna do cérebro, composta em detritos e axônios, cobertos por mielina, uma substância de coloração branca, que leva as informações ao córtex, e através dele recebe instruções que acercam o funcionamento corporal.

Cada um dos hemisférios cerebrais é dividido em cinco partes, sendo que quatro recebem o nome dos ossos que os protegem:

- Lobos frontais: região do cérebro que se responsabiliza pela fala e os pensamentos, além de controlar os músculos esqueléticos que se encontram do lado oposto do corpo.

- Lobos temporais: localizados nas laterais inferiores da cabeça, nas têmporas, são responsáveis pela audição.

- Lobos parietais: localizadas nas laterais superiores da cabeça, região que esta relacionada com as sensações originadas na pele, juntas, músculos e nos tendões.

- Lobos olfativos: encontrado na região inferior do cérebro, e são responsáveis pelo sentido do olfato.

- Lobos occipitais: encontrado na parte posterior da cabeça, esta região responsável pela visão.

O tálamo é uma estrutura que recebe impulsos dos órgãos dos sentidos, tirando o olfato, e os transmite para regiões responsáveis pela sua interpretação no córtex. Informações vindas do córtex passam pelo tálamo para em seguida irem para o tronco encefálico ou a medula. Existe uma hipótese que ele tem uma importância no equilíbrio do estado da consciência, atenção e alerta.

O hipotálamo fica sob o tálamo e seu tamanho é um grão de ervilha. É uma região que controla as emoções e mantem o organismo interno em equilíbrio, por exemplo, temperatura corporal, apetite, sede, pressão sanguínea, raiva e etc.

O cerebelo comanda todos os movimentos e a postura, nos mantendo em equilíbrio e permitindo que façamos diversas tarefas. Isso ocorre devido às informações que são recebidas através do encéfalo ou da medula espinal. Na parte externa do cerebelo contém uma substancia cinzenta e interna substancia de coloração branca.

O tronco encefálico é formado por mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. O tronco encefálico também é constituído por uma substancia branca.

O mesencéfalo coordena e recebe informações referentes à região muscula e a postura. Além de ser responsável pelos reflexos auditivos e visuais. A ponte é o centro onde ocorre a retransmissão de impulsos, também constituído por fibras nervosas que são unidas ao córtex e ao cerebelo. O bulbo raquidiano, conhecido também como medula oblonga, contribuinte para processos vitais, como batimentos cardíacos, respiração e vasoconstrição.

Localizada nas vertebras a medula espinal é coberta por meninges e formada por trinta e um nervos. A medula é uma estação nervosa, pois a maior parte de informações captadas de diversas partes do corpo passa primeiro por ela, para depois chegarem ao encéfalo. Além disso, a medula produz reflexos ágeis, capazes de permitir que a pessoa possa reagir com agilidade em situações de emergência, como retirar a mão da tomada antes de tomar um choque.

Sistema nervoso periférico

O sistema nervoso periférico é formado por nervos e gânglios nervosos, este sistema tem que conectar o SNC com as diversas partes do corpo.

Os nervos são porções de fibras nervosas protegidas por uma camada conjuntiva. Nestes nervos temos os vasos sanguíneos, que tem a função de alimentar as fibras nervosas.

As fibras presentes nos nervos podem ser levadas detritos ou axônios, devido os impulsos nervosos das inúmeras regiões do corpo ao SNC e assim vice-versa. Os gânglios nervosos são amontoados de corpos celulares de neurônios encontrados fora do sistema nervoso central. Esses gânglios surgem como dilatações pequenas em alguns nervos distintos.

Os nervos que transmitem informações para o SNC são os nervos sensoriais, formados por prolongamento de neurônios sensoriais. Os nervos motores são aqueles que mandam impulsos do SNC para as glândulas ou os músculos e os nervos mistos são aqueles que contêm tanto axônios de neurônios motores como os sensoriais.

Quando estes nervos são ligados ao encéfalo, são chamados de cranianos, quando ligados à medula são denominados de raquidianos. Este possui doze pares de nervos cranianos, que tem como função modificar órgãos do sentido, das glândulas da cabeça ou dos músculos, e também podem interferir em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com