TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais E Políticos Na América Latina E No Brasil

Casos: Movimentos Sociais E Políticos Na América Latina E No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 4

Petróleo- O petróleo é composto por hidrocarbonetos,além do enxofre,oxigênio e nitrogênio.Substancia oleosa e inflamável,é a principal fonte de energia mundial.

Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima de mais de 300 produtos,facilidade de armazenamento e transporte.

Desvantagens: Produz poluição atmosférica (que causa a chuva ácida),exaustão das jazidas,fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.

Termoelétrica- Energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) realizada nas usinas termoelétricas.

Vantagens: - Em comparação com usinas hidrelétricas, são mais rápidas para se construir, podendo assim suprir carências de energia de forma mais rápida;

- Podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão;

- São alternativas para países que não possuem outros tipos de fontes de energia.

Desvantagens: - Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.

- Outra desvantagem é que o custo final deste tipo energia é mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.

Hidráulica- A energia hidrelétrica é o resultado do aproveitamento do curso dos rios e seus desníveis, usando a força da água (energia potencial) para movimentar turbinas que geram

energia mecânica, e é transmitida, por fios, à população em forma de energia elétrica.

Vantagens: • Há produção de energia elétrica sem necessidade de poluição.

• Dá-se retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (rega, turismo, por exemplo).

• Possível regulação do fluxo de inundações de um rio.

Desvantagens: • Há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois este elemento arquitetônico altera a fauna e flora do local onde é construído, a sua paisagem, a sedimentação, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidrelétrica não é considerada uma energia renovável.

Fóssil- Os combustíveis fósseis são considerados restos de plantas e animais da era pré-histórica, que agora foram reduzidos a simples cadeias de hidrocarbonetos, que estão presentes na natureza em forma de sólidos ou líquidos.

Vantagens: • Os combustíveis fósseis têm um valor muito alto em termos de eficiência energética. Assim, a queima de 1 g de combustíveis fósseis libera enorme quantidade de energia.

• Os reservatórios de combustíveis fósseis são muito fáceis de localizar.

• O carvão é um combustível fóssil encontrado em abundância. É usado na maioria das usinas, pois reduz o custo de produção em larga escala.

• Transporte de combustíveis fósseis em forma líquida ou gasosa é muito fácil. Eles simplesmente são transportados através de tubos de construção de centrais elétricas que funcionam com combustíveis fósseis também.

• O petróleo é a forma mais utilizada predominantemente de combustíveis fósseis para todos os tipos de veículos.

• Combustíveis fósseis são mais fáceis de extrair e processar, por isso são mais baratos do que as formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com