TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Médice

Trabalho Escolar: Médice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Médice

Principais acontecimentos

Assumiu a presidência depois da saída do atual presidente Costa e Silva. No governo Médici, observamos o auge da ação dos instrumentos de repressão e tortura. Os “porões da ditadura” ganham o aval do Estado para promover o assassinato no interior de delegacias e presídios. Qualquer cidadão suspeito de ser “subversivo” – nome que o governo dava aos que discordavam dele- podia ser detido, torturado e morto sem que nenhuma autoridade jurídica fosse consultada.

Ainda durante o Governo Médici, um grupo de 69 membros do Partido comunista do Brasil instalou-se no Araguaia, na área conhecida com Bico do Papagaio, a fim de montar núcleos guerrilheiros na região. O governo, porém, reagiu, enviando para a região 20 mil homens, que liquidaram os focos de guerrilha ali existentes.

A repressão aos órgãos de imprensa foi intensa. Ao mesmo tempo, no governo Médici observamos o uso massivo dos meios de comunicação para instituir uma visão positiva sobre o Governo Militar. Palavras de ordem e cooperação como “Brasil, ame-o ou deixe-o.” integravam o discurso político da época.

Milagre econômico

Representou o crescimento da economia brasileira. Cresceu cerca de 10% ao ano, enquanto a inflação permaneceu relativamente baixa.

A política que resultou no “milagre” foi concebida pelo ministro da fazenda, Antônio Delfim Neto. Segundo ele era necessário, primeiramente, acumular a riqueza para depois dividi-la.

Para estimular esse crescimento o Governo executou algumas ações, como:

*conseguir empréstimos no exterior;

*atrair capitais estrangeiros, oferecendo-lhes facilidade para trabalhar no Brasil;

*baixou os salários dos trabalhadores mais pobres.

Incentivadas pelo governo e por uma situação externa favorável, as exportações brasileiras também cresceram.

Foi marcado pela realização de grandes obras, como a rodovia Transamazônica, a ponte Rio-Niterói e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. O Brasil passava a impressão de que estava se modernizando. Entretanto, “o milagre” esvaiu com a mesma velocidade que empolgou.

Em 1973, a economia brasileira foi abalada por fatores externos e internos. Externamente, o preço mundial do petróleo triplicou , e o Brasil passou a gastar quase a metade do que ganhava com suas exportações. Internamente, devido aos baixos salários, a maioria da população já não conseguia comprar o volume de produtos aqui fabricados. Em pouco tempo a dívida externa e a onda inflacionária acabou com os sucessos do Governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com