TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nananananna

Por:   •  4/4/2015  •  Exam  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

epensando a gestão da Escola Pública: Tendência para uma organização autônoma.

A educação é um direito de todos, obrigatório, gratuito e de dever do Estado, por esse motivo que a gestão democrática da educação trabalha pela valorização da escola como espaço de administração e trabalho, o que exige participação de todos envolvidos no procedimento didático. É importante que o corpo social tenha participação e contribuição no andamento e na melhoria escolar.

A escola deve importar-se a entender as necessidades da população no qual está inserida, planejando o seu trabalho, com o objetivo de desenvolver uma identidade própria e não se perder nas ações prontas e acabadas, e sim seja flexível, de acordo com as necessidades que venham aparecer no cotidiano dentro da unidade escolar.

A Gestão escolar inclui diante da função administrativa e financeira, a elaboração de um projeto Político-Pedagógico, que teve ter uma associação com a população escolar. É essencial que haja um Projeto Pedagógico para que a equipe gestora possa refletir a proposta educacional da escola. É através dele que a população escolar poderá desenvolver um trabalho coletivo. O Projeto Pedagógico é importante para apresentar a escola possibilidade de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a estabilização de projeto. É necessário envolvimento das pessoas na elaboração e no andamento. Portanto por meio de uma elaboração coletiva com a participação de todos os envolvidos no procedimento escolar é possível observar todas as necessidades possíveis.

Gestão educacional nacional é constituída na administração dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal, a diferentes formas de articulação através de requerimento que determinam as normas, executam e analisam no setor educacional; da educação pelo setor público e privado. A palavra gestão busca por um desenvolvimento da escola pública.A Gestão democrática tem como forma de administrar uma instituição de forma que possibiliza a participação, transparência e democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com