TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ndustrialização Da Rússia

Tese: Ndustrialização Da Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Industrialização da Rússia

A Rússia, apesar de alguns monarcas no século XVIII de tirá-la do isolamento, sempre se manteve afastada dos acontecimentos da Europa Ocidental. A Revolução Francesa, as campanhas napoleônicas e a política de restauração contribuíram para que ela se mantivesse recolhida; e o reinado de Nicolau, entre 1825 a 1855, caracterizou-se por esse isolamento. A Rússia vivenciava, contudo, na Segunda metade do século XIX, uma série de contradições internas. A sociedade compunha-se predominantemente de duas classes: uma nobreza dominante, os boiardos, e uma grande massa de camponeses servos, os mujiques, que somavam, aproximadamente, 60 milhões. Existia também uma incipiente burguesia, que não detinha as condições necessárias para patrocinar atividades que propiciassem seu fortalecimento. A direção política estava nas mãos da nobreza, liderada pelo Czar, o imperador da Rússia, absolutista que não permitia contestação ao seu poder. No entanto, nessa época, grupos de trabalhadores e de intelectuais se organizavam em uma posição. Toda a economia do país centrava-se, quase exclusivamente, nas atividades agrárias e na criação de gado.

Fazia-se necessário que se modernizasse, pois esse caminho poderia ser uma alternativa para superar os estreito limites da situação de atraso em que a Rússia se encontrava. Assim, quando em 1855, sobe ao trono o imperador Alexandre II, a Rússia começa a desenvolver uma série de reformas visando a modernização. Uma das primeiras medidas do novo imperador foi abolir a servidão, em 1861. Em seguida, estimula a industrialização, buscando o incentivo do capital estrangeiro, principalmente francês. E se lança sobre a região do mar Negro, através dos Balcãs, em busca de uma saída para o Mediterrâneo. Essa série de reformas dá origem ao surgimento de uma classe operária, que contribui para o crescimento da oposição ao regime czarista.

Vítima de um atentado praticado por um grupo radical, morre o Czar Alexandre, o que desencadeia uma onda de repressão e o fim da política reformista. Entretanto, a Rússia não quer abrir mão de sua prática expansionista, seguindo o exemplo das potências européias. Com esse objetivo começa a construção de uma ferrovia que atravessa todo o seu território e chega até Ásia, em frente o Japão. Prosseguindo em seu caminho, chega a Criméia onde vai de encontro aos interesses do Japão, decorrendo, desse confronto, a Guerra Russo – Japonesa, em que sai derrotada em 1905. Esta derrota significa, para o povo russo, o atestado de falência em geral se rebelam. Ocorre, então a chamada revolução de 1905, considerada um ensaio para o grande conflito que desencadeia logo depois: a Revolução Socialista de 1917.

Em 1917, aconteceu a Revolução Russa, conhecida como Revolução Bolchevique, lideranda por Lênin, derrubou o czarismo e adotou o sistema socialista de economia estatal e planificada.

Em 1922, surgiu a URSS encerrando a guerra e tornando-se uma grande potência, competindo com os Estados Unidos. A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto seu oponente representava o capitalismo, ambos queriam exercer hegemonia. Essa disputa ficou conhecida como Guerra Fria. A URSS teve fim no ano de 1991, devido ao seu fechamento político e econômico.

No presente século, a Rússia tem enfrentado problemas de países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com