TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nhaneca

Dissertações: Nhaneca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  6.607 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, fruto de pesquisas vem abordar sobre “Nhaneca-Humbe “ (ortografia internacional Nyaneka-Nkhumbi) que é um termo utilizado para designar um conjunto de etnias agropastoras do Sudoeste de Angola.

Localizadas ao longo do curso do Rio Cunene, na sua maior parte na Província da Huíla, estas etnias combinam a criação de gado bovino com uma agricultura geralmente destinada mais à auto-subsistência do que à comercialização1 .

Cada etnia (Mwila, Handa etc.) tem a sua identidade social e suas características culturais e linguísticas próprias, e elas não se consideram como fazendo parte de um conjunto abrangente.

NHANECA-HUMBE

A maior parte dos Nhaneca-Humbe aderiu ao cristianismo, predominantemente à Igreja Católica, no decorrer do período colonial. A escolarização fez progressos lentos e continua a baixo da média nacional. Uma parte significativa passou a viver nas vilas e cidades, abandonando, completamente ou em parte, o seu modo de vida tradicional.

O cortejo anual do Boi Sagrado praticado em partes mais tradicionais da região, tem de acordo com algumas fontes a sua origem no culto ao boi Ápis da Mitologia Egípcia3 .

Este grupo encontra-se fixado nos territórios do curso do rio Cunene. Admite-se serem os Nhanecas os mais antigos. Esta etnia possuis notável organização de chefia jaga, à data da organização de estado do Humbe-Onene. É formada por criadores e pastores de bois e entre os Humbes encontram-se alguns dos grandes proprietários de manadas.

A sua economia é agro-pecuária, com predomínio desta última, à semelhança dos seus vizinhos, Ambós e Hereros. A região dos Humbes, foi afligida a partir de 1881 pela invasão dos Hotentotes da Namibia que chegaram às margens do Cunene. À semelhança dos agricultores do Norte, os terrenos de cultivo não constituem propriedade individual. Também os patos são comuns. Entre os Humbes encontramos, no entanto, um espantosa organização do espaço.

No plano cultural expressam, à semelhança dos Ambós e dos Hereros influêcia da cultura camítica oriental manifesta na instituição do "gado sagrado". O cortejo do Boi Sagrado, praticado anualmente entre os Nbanecas, é tido como reminiscência do culto do boi Ápis dos velhos altares do Nilo. No aspecto artístico, os Humbes cultivam o adorno do corpo e curiosos penteados, produzindo vestuário e ornatos de variada natureza, incluída a confecção de pulseira metálica, finamente gravadas. Na vida social particular evidência par os ritos de puberdade feminina.

Os Humbes revelam ao observador a existência de uma élite dotada de uma notável inteligência prática.

Características gerais dos Nhaneca Humbe

As mulheres ( Mumuílas da nação Nhaneca Humbe) usam penteados de demorada e difícil execução, mas de grande duração, muitas vezes artisticamente ornamentados de missangas.

36O formato desses penteados é variável, estando em conformidade com a fase da vida que a mulher atravessa. Podem, assim, distinguir-se pelo menos seis formatos, que correspondem às seguintes fases: até à idade de doze anos; dos treze aos catorze, sendo este um autêntico monumento; quando está prestes a casar; quando casa; passado algum tempo depois de casar e, finalmente, depois de ter filhos. Nesta última fase, a mulher usa pedaços de caniço no penteado, consoante o número de filhos, pois cada pedaço de caniço representa um.

Pelo penteado pode, pois, distinguir-se se a rapariga é impúbere, púbere, se está para casar ou se já casou e, neste último caso, se tem filhos e quantos tem.

Nas cerimónias tradicionais as mulheres devem apresentar-se com os penteados próprios e devidamente compostos. Por vezes a arte dos penteados é melhorada através do uso de ornamentadas perucas.

Os Mumuilas constituem um povo que habita em Angola, mas são pouco conhecidos... Não se ouve falar muito deles... Até mesmo entre os angolanos, há muitos que desconhecem a sua existência....Esta população é regeitada pela sociedade porque é tida como uma tribo que é diferente por causa de sua maneira de vestir, comer e trabalhar. Os Mumuilas são principalmente criadores de gado, esta é sua principal fonte de renda e sustento.

Este povo tem características bem singulares em relação aos outros povos de Angola...aos meus olhos os Mumuilas é povo com uma essência única,um povo de mistérios e de sabedoria... é pela sua cor e magia que represento nos meus quadros o brilho que este povo tem e que mostra pelos seus costumes a Humanidade como ela é: rica, porque é diversa...

O Gado Sagrado entre os Nhanecas-Humbes ( Actividade Econômica )

"O grupo étnico que apelidamos de Nhaneca-Humbe constitui um grande agregado populacional no Sudoeste de Angola. Possui uma unidade étnica bastante bem definida e a sua coesão linguística é facilmente observável para quem se dedica a estudos desta natureza.

Inclui os seguintes povos: Muílas, Gambos, Humbes, Donguenas, Hingas, Cuâncuas, Handas, Quipungos e Quilengues.

Com excepção da região de Quilengues e parte da área da Bibala, podemos dizer que estes povos ocupam a terra planáltica do Sul de Angola.

Esta área atinge o seu ponto mais elevado no planalto do Bimbe, perto da Humpata (cerca de 2300 metros), descaindo gradualmente até ao vale do Cunene.

Não se pode falar na vida pastoril destes povos sem mencionar a existência do gado sagrado (machos ou fêmeas bovinos).

Regra geral, os animais sagrados são herdados ou recebidos como presente do pai, de um tio materno ou de um irmão. Referindo-se a um deles no singular, chamam-lhe otyi-panga, que quer dizer "o animal amigo".

O espírito do benfeitor falecido parece protegê-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com