TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cangaço

Exames: O Cangaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Qual a origem do termo cangaço?

O cangaço é a peça de madeira que fica no lombo do boi enquanto ele trabalhava os boiadeiros que ajudavam os capangas a defenderem os territórios dos coronéis quando necessário levavam em torno dos seus lombos duas tiras de couro em forma de x que eram utilizados para pendurar seus pertences e principalmente suas armas, esses boiadeiros ficaram conhecidos na época de cangaceiros, pois essas tiras se assemelhavam ao cangaço que o boi levava no pescoço. No mapa é mostrada a região em que o cangaço se fez presente, em toda essa região que na época era conhecida como norte ocorreu o fenômeno do cangaço, reparar que no centro desta região foi onde o cangaço mais teve influência.

Período Histórico

O cangaço se inicia com a formação da guarda nacional e tem seu fim em 1940.

Contexto Político

O contexto político é muito rico, se inicia no período regencial e a formação da guarda nacional atravessa todo o período do segundo reinado, entra na proclamação da República, onde existem várias políticas para beneficiar apenas os oligarcas, atravessa todo o período da república velha e à primeira década da nova República.

Contexto Econômico

Todo período da revolta é de grande pobreza, desemprego, falta de terra para a população, os oligarcas enriqueciam cada vez mais. A base econômica era a terra, então só os proprietários de terras é quem tinham recursos financeiros, o descaso dos governadores oligarcas em relação ao povo.

Contexto Social

O auge da revolta dos cangaceiros acontece em um contexto de exploração social. No nordeste existia a população pobre que vendia sua força de trabalho, os proprietários de terras que eram os árbitros da sociedade e os pequenos comerciantes. Na saúde não existia projeto nenhum e o número de analfabetos era quase total. Total miséria e abandono das populações de baixa renda. Neste contexto social podemos destacar também o fanatismo religioso.

Conseqüências do conflito

Vários grupos armados se levantaram os cangaceiros para muitos homens da classe pobre passa a ser visto como heróis, e isso fazem com que muitos se voltem a esta prática, formando então vários bandos em toda região que hoje conhecemos como nordeste. No auge da revolta dos cangaceiros a violência cresceu assustadoramente, aonde chegavam o terror estavam instalado, os coronéis contra atacavam com seus capangas. A revolta tinha como marca o banditismo e ninguém escapavam dela muito menos as classes pobres que tinham que servir os cangaceiros quando eles chegavam às vilas, caso contrário a morte era o destino dos desobedientes. Muitos daqueles que faziam parte dos grupos cangaceiros tinham como intuito a vingança, muitos queriam se vingar a morte dos pais, irmãos, mulheres ou esposos que haviam morrido ou pelas mãos de outros grupos cangaceiros ou pelas mãos dos coronéis, aliás, muitos dos cangaceiros famosos iniciaram no cangaço por esta motivação.

O fim do cangaço

O fim do cangaço tem inicio com a política que o presidente Vargas tinha proposto. Ele decidiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com