TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FASCISMO E NAZISMO

Por:   •  31/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

A: Quais foram às razões e processos que levaram a crise de 1929?

RESPOSTA: A Crise de 1929 foi uma grande crise econômica que afetou tanto os Estados Unidos como vários outros países, e durou até a segunda guerra, sendo assim, considerado como o pior e mais longo período de recessão econômico do século. Entre as várias consequências que a crise trouxe, podemos citar as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s, dos preços de ações, etc.

O início da crise se deu a partir de julho de 1929, quando a produção industrial americana começava a despencar dando início ao que seria conhecida como A Grande Depressão, essa recessão econômica se arrastou até o dia 24 de outubro, quando a bolsa de valores de Nova York  viu os valores de suas ações caírem rapidamente, fazendo com que milhares de acionistas perdessem tudo, causando repentinamente o fechamento de centenas de empresas comerciais e industriais, o que elevaram drasticamente as taxas de desemprego e pioraram ainda mais os efeitos da recessão.

            Ao término da Primeira Guerra Mundial, enquanto a maioria dos países europeus estava com suas economias enfraquecidas, os Estados Unidos cresciam cada vez mais, lucrando com a exportação de alimentos e produtos industrializados. Com todo esse crescimento econômico, o que se via nos Estados Unidos era uma nação com muitos empregos, preços baixos, elevada produção na agricultura. Houve também uma grande expansão do crédito fazendo com que gerasse um grande consumismo.

O problema foi que os Estados Unidos começaram a fabricar demais, seu estoque era absurdamente enorme, pois estava confiante que seu crescimento seria contínuo e duradouro. Infelizmente para os EUA, foi a partir deste momento que a Europa começou a reerguer sua economia, o que levou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Agora a indústria norte-americana não tinha mais para quem vender a quantidade exacerbada de mercadorias, havendo mais produtos do que procura. Isso levou a diminuição do preço, queda da produção, e consequentemente, aumento do desemprego. Esses fatores provocaram a queda dos lucros e a paralisação do comércio, ocasionando a queda das ações da bolsa de valores, quebrando-a em seguida.  Em resumo, a crise de 1929 se deu graças à superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas. Com a crise também veio o fechamento de estabelecimentos bancários, comerciais, financeiros e industriais, que resultaram na demissão de milhares de trabalhadores. Como já foi dito antes esta crise prejudicou vários países, e aqui no Brasil não foi diferente, pois é bom ressaltar que o setor cafeeiro foi mais afetado.

B) Qual a relação entre a crise de 1929 e a ascensão de Estado intervencionista e autoritário pelo mundo. Analise dois exemplos.

RESPOSTA: A crise econômica de 1929 teve como uma das consequências à divisão política na Europa, fazendo com que o socialismo ganhasse força, e como resultado do medo do socialismo e de uma revolução, a burguesia passou a apoiar o fascismo, que também ganhou força neste período (relação entre os regimes totalitários e a crise de 1929).

 No Totalitarismo o estado domina todos os aspectos da vida do cidadão, ou seja, ele tem total poder sobre as pessoas. Suas principais características são:

Nacionalismo: Onde a nação era considerada a mais perfeita forma de sociedade, tinha que ser o exemplo para as outras;

 Militarismo: No qual o exército tinha que ser forte e organizado;

 Anticomunismo: Estes punham toda a culpa da crise ao socialismo, e por isso, deveria acabar;

 Líder único: Acreditava-se que um líder forte levaria a nação à prosperidade;

 Uni partidarismo: Aqui, somente um partido seria aceito, porque muitos dividiriam  a sociedade em muitas ideologias;

 Autoritarismo: A autoridade seria indiscutível, pois a nação necessita de trabalho e não de liberdade.

Como exemplos têm o Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha.

    

 Fascismo na Itália (resumido):

A Itália saiu da Guerra com várias perdas, tanto de gente como de território, não ganharam dinheiro, a moeda ficou desvalorizada e a população ficou sem emprego. Com isso o socialismo começou a ganhar força, e a pequena burguesia e os conservadores com medo de que isso sobrasse pra eles, passaram a apoiar o fascismo, liderado por Mussolini.

   

Mussoli com a intenção de conquistar o poder, convoca seus partidários para juntos darem um golpe de Estado. Então Mussolini lidera uma marcha com milhares de fascistas na cidade de Roma para demonstrar o poder do Partido Nacional Fascista (PNF) ao rei Vítor Emanuel II e aos políticos da Itália, com o objetivo de obrigar o rei a nomear Mussolini seu primeiro-ministro do Parlamento italiano. Contando com o apoio de alguns parlamentares Mussolini não encontrou resistência e conseguiu que os fascistas conquistassem o poder em 28 de outubro de 1922.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com